Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

2001

Boletim Farmacoterapêutica - Ano VI - Número 01- Janeiro/Fevereiro/2001
Leflunomida - reações hepáticas sérias e severas - traduzido de "EMEA Public Statement on Leflunomida (ARAVA) - severeserious hepatic reactions", 12 de Março de 2001 (EMEA/H/5611 (01/v4/en/Adapted).
Dia-a-Dia:
1. O que é Síndrome de Reye;
Dia-a-Dia : 2. Existe algum impedimento técnico-científico que venha a impossibilitar a padronização de isoflavona no Tratamento de Reposição Hormonal - TRH, em substituição aos estrógenos conjugados?
 


Boletim Farmacoterapêutica - Ano VI - Número 02 - Março/Abril/2001
O Papel do Farmacêutico na Prevenção de Problemas Relacionados ao Uso de Medicamentos. Resultados do Projeto Fleetwood. Rosaly Corrêa-de-Araujo, MD, MSc, PhD.
 


Boletim Farmacoterapêutica - Ano VI - Número 03 - Maio/Junho/2001
Obesidade: um problema de saúde pública que deve ser tratado com racionalidade.
Farmacovigilância:
Alerta sobre o medicamento bupropiona (Zyban®) divulgado pela Agência Espanhola de Medicamentos. Bupropiona e riscos de convulções: mudanças nas informações de segurança do produto.
Dia-a-Dia: 1. Existe dados na literatura sobre o uso sub-lingual de comprimidos de captopril 25mg? É uma prática comum em alguns hospitais da minha cidade.
Dia-a-Dia: 2. Há incompatibilidade na preparação da solução analgésica (dipirona+meperidina+metoclopramida) e qual a estabilidade desta solução após a mistura?
Dia-a-Dia: 3. Qual a estabilidade da morfina diluída em água bidestilada? Geralmente, os oncologistas e hematologistas prescrevem para ser administrada em 2ml, se necessário



Boletim Farmacoterapêutica - Ano VI - Número 04 - Julho/Agosto/2001
Federação Internacional Farmacêutica (FIP). Declaração de Princípios da FIP, A Responsabilidade e Papel do Farmacêutico na Educação de Crianças e Adolescentes sobre Medicamentos nos Cuidados da Saúde.
Farmacovigilância:
Organização Mundial da Saúde - QSM/MC/IEA. 102 - 09 Agosto de 2001 - Alerta No. 102. Retirada voluntária da cerivastatina Notificações de rabdomiólise.
Dia-a-Dia: 1. A Pediatria deste hospital está mudando o protocolo terapêutico com a penicilina cristalina no tratamento das pneumonias. Ao invés de usá-la, rotineiramente, de 6/6h, será administrada de 4/4h. Os pediatras alegam que com este protocolo estarão evitando que se selecione cepas resistentes do Pneumococo.
Dia-a-Dia: 2. Gostaria de saber a interação da ampicilina com alimentos e qual a confiabilidade de total ação do fármaco.
 


Boletim Farmacoterapêutica - Ano VI - Número 05 - Setembro/Outubro/2001
Medicamentos injetáveis: seu uso simbólico e seus riscos.
Farmacovigilância: Medicamentos em observação: antibiótico, diclofenaco intramuscular, anorexígenos, tiratricol, liotironina, levotiroxina, gangliosídeos cerebrais, "estatinas" e isoflavona.
Dia-a-Dia: 1. É possível aplicar a ceftriaxona endovenosa pela via intramuscular?
Dia-a-Dia: 2. Gostaria de saber sobre o uso e os efeitos colaterais do Exelon ® usado numa paciente com Mal de Parkinson, há três anos, tomando atualmente Artane® e Niar®. A paciente encontra-se atualmente desorientada, esquecida e irritada. Feito exame neuropsicológico, apresentou graves problemas cognitivos. A paciente faz uso de Olcadil® e Dormonid®.
Dia-a-Dia: 3. Sou farmacêutico de um farmácia de manipulação e tenho recebido, ultimamente, muitas perguntas sobre o uso da isoflavona. Gostaria de receber, ou saber, onde conseguir material sério sobre o uso deste medicamento, posologia, efeitos colaterais e, se houver, pesquisas científicas comprovando o seu uso na terapêutica.


Boletim Farmacoterapêutica - Ano VI - Número 06 - Novembro/Dezembro/2001
Bulas em Mudança: Para aumentar a observância ao tratamento, deve-se assumir que todo paciente tem problemas de entendimento.
Farmacovigilância:
Medicamentos em observação: antibiótico, diclofenaco intramuscular, anorexígenos, tiratricol, liotironina, levotiroxina, gangliosídeos cerebrais, "estatinas" e isoflavona. Alerta: Kava-kava.
Dia-a-Dia: 1. Por quanto tempo a indometacina pode ser utilizada em recém-nascidos com a Síndrome de Barret?
Dia-a-Dia: 2. Quais as complicações produzidas pela injeção intramuscular da ampicilina benzatina, particularmente as formulações que continham ampicilina sódica 100mg+ampicilina benzatina 500mg+diluentes compostos por guaifenesina (200 mg), gomerol (46 mg), eucaliptol (46 mg) e diluente aquoso q.s.p.3 ml ou 4 ml?
Dia-a-Dia: 3. Quando e por quê os produtos com esta formulação foram retirados do mercado farmacêutico?
Dia-a-Dia: 4. Se tal formulação pode produzir necrose tecidual (pele, subcutâneo e músculo) quando aplicada em região deltóide ou glútea e se esta possível ação tem relação com algum dos componentes químicos ou especificamente com o local da aplicação da formulação?
 

Vídeos

Vídeo
Dúvidas sobre medicamentos não tem hora, mas têm solução.












Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700