Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

2002

Boletim Farmacoterapêutica - Ano VII - Número 01 - Janeiro/Fevereiro/Março/2002
Cebrim : dez anos - Breve histórico e reflexões
V Encontro dos Centros de Informação sobre Medicamentos do Brasil & I Simpósio de Farmácia Univix
A importância dos boletins independentes sobre medicamentos
Farmacovigilância: medicamentos em observação (antibióticos, diclofenaco intramuscular, anorepígenos, tiratricol, liotironina, levotiroxina, gangliosídeos cerebrais, estatinas e isoflavona)
Dia-a-Dia: 1. Se os inibidores da recaptação de serotonina são antidepressivos, por aumentarem a quantidade de serotonina, por que eles são usados também no tratamento da ansiedade?
Dia-a-Dia: 2. Quais as vantagens, além do tempo de meia-vida, da administração de glibenclamida, ao invés de clorpropamida a pacientes idosos não insulino-dependentes?
Dia-a-Dia: 3. O medicamento piridostigmina é utilizado para miastenia grave? Existe outra opção de tratamento? Qual a terapia de escolha?
Clique aqui para visualizar o arquivo em PDF


Boletim Farmacoterapêutica - Ano VII - Número 02 - Abril/Maio/2002
Informação em saúde que conduz ao uso racional de medicamentos.
Farmacovigilância:
medicamentos em observação (antibióticos, diclofenaco muscular, anorexígenos, tiratricol, liotironina, levotiroxina, gangliosídeos cerebrais, estatinas e isoflavona)
Dia-a-Dia: 1. É racional o uso de corticóides para o tratamento de estomatite aftosa? Por que a primeira opção não é benzidamina em forma de colutório? Dia-a-Dia: 2. A fim de avaliar a condição do medicamento Cataflam®, da empresa Novartis®, solicito uma pesquisa sobre a condição deste produto (Cataflan® ou Voltarem®) e seu ativo (diclofenaco), em diversos países, quanto a indicação para USO PEDIÁTRICO (se é registrado para este uso, se é proscrito, se nunca foi, etc.) a fim de auxiliar nos critérios para se estabelece a idade mínima (criança) para qual pode-se utilizar este medicamento.
Dia-a-Dia: 3. Gostaria de receber informações a respeito do medicamento cisaprida, como reações adversas, interações e indicações. Há casos onde
poderá ser prescrita junto com bromoprida e ondansetrona? Quais as implicações do uso em pediatria? E em oncologia?
Resenha: política de medicamentos

 

Boletim Farmacoterapêutica - Ano VII - Número 03 - Junho/Julho/2002
Declaração da ISDB sobre o avanço terapêutico no uso de medicamentos.
Anexo I:
Sobre a palavra consumidor
Anexo II: Preço do medicamento

 


Boletim Farmacoterapêutica - Ano VII - Número 04 - Agosto/Setembro/2002
Rename 2002 e o Ciclo Gerencial da Assistência Farmacêutica: Sugestões para a Conferência Nacional de Políticas de Medicamentos e Assistência Farmacêutica.
Farmacovigilância:
medicamentos em observação (antibióticos, diclofenaco muscular, anorexígenos, tiratricol, liotironina, levotiroxina, gangliosídeos cerebrais, statinas e isoflavona).
Dia-a-Dia: 1. Gostaria de obter maiores informações a respeito do medicamento milirona para uso EV, pois foi solicitado para uso no CTI cardio-infantil. Não tenho nenhuma referência, inclusive, não sei se é o nome do sal ou se é o nome comercial, nem a médica solicitante sabe.
Dia-a-Dia: 2. Por que motivo os pacientes sob tratamento com corticosteróides, como a betametasona, não podem ser vacinados contra varíola?


Farmacoterapêutica - Ano VII - Número 05 - Outubro/Novembro/2002
As primeiras regras brasileiras para nomenclatura de fármacos.
Resolução - RDC nº 276, de 21 de outubro de 2002
 

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700