Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Projetos

Atualizado em 18 de fevereiro de 2016

O Cebrim/CFF coordena e apoia iniciativas que estejam de acordo com nossa missão, visão e valores. Eis os projetos em andamento:

 

Avaliação de Medicamentos Novos e com Problemas de Segurança na América Latina

Atualmente, o Cebrim/CFF atua e lidera o projeto da RedCIMLAC para Avaliação de Medicamentos Novos e com Problemas de Segurança na América Latina.
Trata-se de um grupo de trabalho para a realização de estudos multicêntricos com o objetivo de avaliar medicamentos em nível regional, com publicação do documento: Posicionamentos Terapêuticos e Recomendação da RedCIMLAC.
O GT atualmente está finalizando o Procedimento para Avaliação de Medicamentos da RedCIMLAC, norma que guiará as avaliações do grupo. Além disso, já foram recebidas as listas de medicamentos das agências regulatórias dos países para priorização das avaliações de 2016.

 

Guia de Monitoramento de Centros de Informação sobre Medicamentos

O Cebrim, por meio de sua atuação na RedCIMLAC, criou um grupo de trabalho de representantes de CIM-membros da América Latina para construção do “Guia de Monitoreo de CIM”.
Esse trabalho está sendo concebido em quatro etapas sendo, a realização da I Oficina de Indicadores de Qualidade de CIM, o Projeto-piloto para Aplicação de Indicadores de Qualidade de CIM, a Validação de Indicadores de Qualidade de CIM e, por último, a publicação dos resultados na forma do guia de monitoramento de centros de informação sobre medicamentos.
As duas primeiras atividades foram realizadas em 2014-2015, já as últimas estão previstas para finalização em 2016 com a publicação do guia pela OPAS/OMS.

 

Parceria com a ONG BUKO Pharma-Kampagne

Comportamento empresarial: o que fazem as companhias farmacêuticas alemãs sediadas no Brasil para favorecerem acesso e disponibilidade de medicamentos essenciais. Registrado no Sistema Nacional de Ética em Pesquisa (SISNEP) sob o número: CAAE - 0353.0.013.012-11.

Trata-se de estudo qualitativo e quantitativo descritivo, realizado no período de 2011 a 2012, no qual foram analisados aspectos como essencialidade, racionalidade terapêutica e acessibilidade dos medicamentos comercializados no Brasil pela Baxter, Bayer-Schering e Boehringer Ingelheim, bem como sobre estratégias empregadas por estas companhias para a promoção dos mesmos.

O objetivo geral do estudo foi analisar o comportamento empresarial de companhias farmacêuticas alemãs sediadas no Brasil, sobre o acesso e disponibilidade de medicamentos essenciais.

Os objetivos específicos foram:

Analisar a disponibilidade e a acessibilidade de medicamentos essenciais produzidos e comercializados no Brasil pelas companhias Baxter, Bayer-Schering e Boehringer Ingelheim.
Analisar a influência das práticas empresariais destas companhias sobre a prescrição e utilização de medicamentos produzidos pelas mesmas.
Analisar outros fatores que possam influenciar a disponibilidade e acessibilidade aos medicamentos essenciais das referidas companhias farmacêuticas.

O relatório final desta pesquisa está disponível em português, inglês e alemão.

 


   

 

 

Vídeos

Vídeo
Dúvidas sobre medicamentos não tem hora, mas têm solução.












Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700