Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

História do Cebrim

Breve história do Cebrim

Os Centros de Informação sobre Medicamentos (CIM) nasceram da necessidade de se equacionar a grande quantidade de informação disponível sobre medicamentos e a aplicação desses conhecimentos à prática clínica.

Segundo registros na literatura internacional, o primeiro CIM no mundo foi criado em 1962, no Centro Médico da Universidade de Kentucky, nos EUA.

Em 1979, foi implantado o primeiro CIM brasileiro, em Natal (RN), no Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL/UFRN).

Em 1984, no Conselho Federal de Farmácia (CFF), surgiu a ideia de se criar um organismo com o objetivo de propor e coordenar ações para estimular o uso racional de medicamentos. Em novembro de 1992, Carlos Cezar Flores Vidotti, farmacêutico contratado pelo CFF, recebeu treinamento no Centro de Información de Medicamentos (Cedimed), em Caracas, Venezuela, que na ocasião era centro colaborador da OPAS/OMS para difusão dessa atividade na América Latina. Em março de 1993, foi apresentado à plenária do CFF o projeto que deu origem ao Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos do Conselho Federal de Farmácia (Cebrim/CFF), no qual se idealizava a criação de uma rede nacional de CIM, posteriormente estabelecido sob o nome Sistema Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Sismed).

Em junho de 1994, o Cebrim/CFF passou de fato a oferecer o serviço de informação sobre medicamentos, como suporte aos profissionais da saúde no Brasil. O serviço mostrou-se útil como fonte de atualização gratuita, em contexto de elevado custo para acesso a essas informações e de pouca disponibilidade de tempo dos profissionais para conciliarem prática clínica e atualização permanente.

Em agosto de 1994, o Cebrim/CFF organizou o I Curso de Centros de Informação sobre Medicamentos com o intuito de treinar farmacêuticos para a implantação de CIM em outros locais do Brasil. O curso foi repetido nos anos de 1995, 1996 e 1997. Nas quatro edições do curso foram treinados 53 farmacêuticos provenientes de 20 estados brasileiros.

Em setembro de 1996, foi publicada a primeira edição do Boletim Farmacoterapêutica, sob coordenação do Dr. Garibaldi José de Carvalho Filho.

Até os dias atuais, o Cebrim/CFF permanece uma das iniciativas mais consistentes e perenes, no Brasil, para promoção do uso racional de Medicamentos.

Informações adicionais sobre a história do Cebrim/CFF podem ser obtidas em artigos, dissertações e relatórios disponíveis em nossa página.

 

Vídeos

Vídeo
Dúvidas sobre medicamentos não tem hora, mas têm solução.












Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700