Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Campanha da letra legível

Esta campanha pela letra legível e a clareza no preenchimento de prontuários e receitas foi elaborada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e tem a parceria do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O lançamento ocorreu em 27 de junho de 2016. As peças, que podem ser conferidas abaixo,  estão divulgadas nas redes sociais.

 

NOMES PARECIDOS

Nomes de medicamentos com grafia ou som semelhantes estão relacionados a, pelo menos, 15% das notificações de erros de medicação (National Coordinating Council for Medication Error ReportingPrevention - NCC MERP/EUA). Prescritor evite fazer parte dessa estatística. Proteja a vida de seu paciente. Saiba mais. Adote e compartilhe as práticas seguras na prescrição de medicamentos! Clique aqui.

 

 

 INFORMAÇÃO CLARA E ESCRITA LEGÍVEL, SEMPRE

A forma como é escrita uma informação em saúde pode salvar ou colocar em risco o paciente. Profissional da saúde, na hora de prescrever ou documentar seus atos, pense nisso! Do outro lado de sua receita ou de seu prontuário, tem uma vida. Adote e compartilhe as práticas seguras na prescrição de medicamentos! Clique aqui.

 

 

 

 CUIDADO COM VÍRGULAS E ZEROS

Não faça do cuidado um “zero à esquerda”. Uma pausa e muita atenção são sempre bem-vindas na hora de usar vírgulas e zeros em doses e dosagens de medicamentos. Fique atento à sua prescrição ou prontuário! Adote e compartilhe as práticas seguras na prescrição de medicamentos! Saiba mais.
 


 

 

EVITE ABREVIATURAS

Existem mais de 30 mil medicamentos registrados no Brasil. Um mesmo princípio ativo pode ter dezenas de apresentações diferentes. Na hora de prescrever, evite confusão! Não use abreviatura e prescreva de acordo com a Denominação Comum Brasileira (DCB). Preserve a vida e a saúde de seu paciente.
Adote e compartilhe as práticas seguras na prescrição de medicamentos. Saiba mais.
 

 

Vídeos

Vídeo
Dúvidas sobre medicamentos não tem hora, mas têm solução.












Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700