Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

REVISTA

Revista Pharmacia Brasileira nº 76

Capa da Revista
Prescrição farmacêutica, sim - Opnião do presidente
O Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF) votará - e creio que aprovará -, ainda em junho, a Consulta Pública número 01/10, do órgão, que propõe a regulamentação da prescrição farmacêutica de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs). Noutras palavras, a norma autoriza os farmacêuticos a indicarem essa classe de medicamentos aos usuários que o desejarem.
Por um mundo com serviços farmacêuticos - Entrevista
Em entrevista à PHARMACIA BRASILEIRA, o Presidente da Federação Internacional de Farmacêuticos, Kamal Midha, defende a prescrição farmacêutica. "Esta é a direção que os farmacêuticos devem seguir", pede ele.
Prescrição farmacêutica - Debate
Uma discussão acalorada em torno da prescrição farmacêutica, um dos temas mais polêmicos relacionados à profissão, movimentou o segundo e último dia da Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), realizada, em Porto Alegre, de 26 a 27 de maio de 2010. A discussão envolveu o Presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Dirceu Raposo de Mello; Diretores do CFF e de várias entidades da Farmácia convidados pelo CFF. Foi praticamente consensual a opinião favorável à aprovação da Consulta Pública número 01/10, do Conselho Federal, que propõe a regulamentação da prescrição por farmacêuticos de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs). O Presidente do órgão, Jaldo de Souza Santos, previu que, na próxima Plenária, que será realizada, em São Paulo, nos dias 1º e 2 de julho de 2010, a matéria será votada, "e aprovada". A edição de número 76, da PHARMACIA BRASILEIRA, foi fechada, no dia 21 de junho.
Tempo de conhecimento - Congressos da Fepafar e Fefas
Eventos internacionais, realizados, de 25 a 30 de maio de 2010, em Porto Alegre, atraíram farmacêuticos das três Américas em torno do tema central "Segurança do paciente".
Sonho, realização e história - Farmácia Clínica
Uma placa descerrada, no dia 20 de abril de 2010, no Hospital Universitário Onofre Lopes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), em Natal (RN), não apenas cobriu de louros e homenagens (justos, diga-se de passagem) os precursores da farmácia clínica, no Brasil, integrantes de um grupo norte-riograndese que partiu de um sonho para chegar a uma das mais belas páginas da história da Farmácia, no País, mas resgatou a história dessa especialidade farmacêutica. Uma história que a revista "Pharmacia Brasileira" conta, nesta matéria.
Rastreamento em foco - Artigo
Desde a sua Publicação, no "Diário Oficial da União" (DOU), a Lei 11.903/2009, que cria o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, já tem avançado na melhoria da sua regulamentação, com a edição da RDC 59/09 e da Instrução Normativa 01/2010. O sistema irá monitorar todo medicamento produzido, dispensado e vendido, no Brasil.
Ministro da saúde recebe homenagem do CFF - Várias
Esta e outras informações estão na seção "Várias".
O furacão que revolveu o setor farmacêutico, em portugal - Desregulamentação
Como se deu a desregulamentação que sacudiu o setor farmacêutico, no País, em 2005; que interesses nutriram as medidas governamentais; os dias penosos para os farmacêuticos, a reação da categoria e o reencontro dos profissionais com o mercado e a população, nas palavras do Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, Carlos Maurício Barbosa, em entrevista à PHARMACIA BRASILEIRA.
Fórum Ético Legal promove debate entre médicos patologistas, farmacêuticos e biomédicos - Análises Clínicas
Com o tema "O Futuro das Análises Clínicas, no Brasil", foi realizado, nos dias 08 e 09 de junho, em Brasília, o "IV Fórum Ético Legal em Análises Clínicas". O evento foi realizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio de sua Comissão de Analises Clínicas do, e contou com a participação de representantes do CFF, da Confederação Nacional de Saúde (CNS), dos Conselhos Regionais de Farmácia (CRFs), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), Sindicatos de laboratórios de análises clínicas, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Conselhos Federal e Regionais de Biomedicina, entre outras entidades. Presente, também, o Deputado Federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Foi o primeiro Fórum a reunir médicos patologistas, farmacêuticos e biomédicos para discutir as questões pertinentes ao segmento.
"A farmácia é una" - Análises Clínicas
O Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos, foi, no mínimo, incisivo no pronunciamento que fez, na abertura do "37º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas" (CBAC), realizado, no dia 16 de maio de 2010, no Centro de Convenções de Goiânia (GO). Ele afirmou que "a Farmácia é una e não aceita divisionismo". As palavras de Souza Santos referiram-se à reforma promovida no ensino farmacêutico, por meio das Diretrizes Curriculares, implantadas, em 2002.
A Copa da Saúde - Artigo
Milhões de pessoas, no Planeta, estão assistindo, ao vivo e pela TV, os jogos da Copa do Mundo, para conhecer quem será o novo campeão mundial de futebol. No Brasil, a Seleção Multiprofissional Hospitalar, também, disputa com as doenças, infecções e mortalidade, a copa da saúde, um torneio de vida ou morte, que acontece, diariamente, para obter a cura ou reabilitação de milhares de doentes brasileiros classificados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
CFF vai criar curso de Radiofarmácia - ESPECIALIZAÇÃO
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) está disposto a criar um curso de especialização em Radiofarmácia para oferecer aos farmacêuticos. O primeiro passo, nesse sentido, foi dado, em 18 de junho de 2010, com a realização de uma reunião, em Brasília, entre o Presidente do órgão, Jaldo de Souza Santos, assessores e especialistas na área.
Agenda do farmacêutico - AGENDA
Os eventos farmacêuticos realizados, no Brasil e no exterior, estão na AGENDA DO FARMACÊUTICO
Infarma - ARTIGO
A Farmácia, em todas as áreas de atuação profissional, é abordada em artigos técnicos e científicos na seção INFARMA
Aspectos Práticos da Administração Farmacêutica na Farmácia Comunitária - Encarte Farmácia Comunitária
Uma publicação do Conselho Federal de Farmácia (CFF) voltada aos profissionais farmacêuticos. ERRATA: A Comissão Assessora sobre Farmácia Comunitária (Comfar) é integrada pelos farmacêuticos Amilson Álvares, José Carlos Cavalvanti, Rodrigo Magalhães, Arani Schroder, Cadri Awad, Danilo Caser, José Vilmore e Vanilda Santana. A farmacêutica Carmen Iris Tolentino e as colaboradoras Mirtes Bezerra e Josélia Frade não integram a atual Comfar
Implantação e desenvolvimento de centro de informação sobre medicamentos em hospital como estratégia para melhorar a farmacoterapia - Encarte Farmácia Hospitalar
Um informativo do Centro Brasileiro de Informação sobre medicamentos (Cebrim)
Outras Edições

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700