Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

REVISTA

Revista Pharmacia Brasileira nº 79

Capa da Revista
Bendito conhecimento que transforma para o bem - Opinião do Presidente
Com este título, o artigo do Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, mostra o crescimento na busca dos conhecimentos técnico-científico e humanístico pelo farmacêutico brasileiro.
"Buscamos o conhecimento para entendermos o tratamento do ser e o ser que tratamos" - Dia do Farmacêutico
A qualidade dos serviços prestados à população, a busca do conhecimento e a consciência de que deve imprimir um sentido de responsabilidade social em cada ação foram a tônica da solenidade comemorativa ao Dia do Farmacêutico, realizada pelo CFF, na noite de 20 de janeiro de 2011, no auditório do Memorial JK, em Brasília.
Perícia Criminal: método brasileiro de extração de DNA ganha o mundo - ENTREVISTA ? Hemerson Bertassoni
Um farmacêutico perito criminal e duas acadêmicas de Farmácia paranaenses desenvolvem método inovador de extração de DNA de ossos para identificação de cadáveres. Com o novo método, o tempo de operação é reduzido de até 72 horas para 50 segundos. O trabalho, supervisionado pelo farmacêutico Hemerson Bertassoni, traz ganhos inestimáveis à investigação criminal.
Controle de antimicrobianos, só com orientação farmacêutica - RDC44/10
CFF aprova Resolução 542/11, que dispõe sobre atribuições do farmacêutico na dispensação e controle de antimicrobianos. Norma, publicada no ?Diário Oficial da União?, em 28 de janeiro de 2011, é uma resposta do Órgão ao vazio deixado pela RDC 44/10, da Anvisa, que trata do controle desses medicamentos.
Reflexões sobre o acesso integral a medicamentos no SUS - ARTIGO
O Vice-Presidente do CFF, Walter Jorge, em seu artigo ?Reflexões sobre o acesso integral a medicamentos no SUS?, faz uma análise das demandas judiciais envolvendo a assistência farmacêutica. No texto, ele fala da importância de os farmacêuticos subsidiarem os Tribunais com informações, auxiliando os magistrados na formação de juízo.
A Revogação da famigerada Portaria 316/77 - Farmácia Hospitalar
No penúltimo dia da gestão temporão no Ministério da Saúde, foi publica a Portaria 4.283, revogando a arcaica 316/77, que desobrigava hospitais com menos de 200 leitos a contratar farmacêuticos. A norma era um descompasso em relação aos avanços conquistados pela saúde. A nova Portaria é fruto de uma ampla pactuação.
Inserção do farmacêutico no Sistema Único de Saúde - ARTIGO
O farmacêutico Francisco Batista Júnior, Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em artigo exclusivo à PHARMACIA BRASILEIRA, faz uma radiografia crítica e corajosa do SUS. E fala sobre o papel do profissional no Sistema.
Homeopatia para leigos? Como assim? - ENTREVISTA ? Márcia Gutierrez
ABFH (Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas) denuncia crescimento do número de cursos de homeopatia para leigos. Segundo a Presidente da entidade, Márcia Gutierrez, os cursos prometem ensinar pessoas sem formação na área da saúde a prescrever, manipular e dispensar medicamentos.
Notícias - VÁRIAS
Vice-Presidente do CFF, Walter Jorge, diz em debate com parlamentares, veiculado pela ?TV Câmara?, que o Governo precisa organizar o setor de saúde, para garantir aos pacientes não só o acesso ao médico (e à receita), mas aos farmacêuticos. Esta e outras notícias estão na seção ?Várias?.
Controle do diabetes: o papel estratégico do farmacêutico - ENTREVISTA ? Roberto Bazzote
O farmacêutico, pesquisador e autoridade em diabetes, Roberto Bazotte, fala à revista PHARMACIA BRASILEIRA sobre os cuidados que o farmacêutico pode prestar no controle da doença que virou uma pandemia de graves proporções.
Propaganda de medicamentos: nem o SUS escapa - Mercado
A divulgação de uma pesquisa coordenada pela Anvisa segundo a qual as estratégias de marketing adotadas pela indústria farmacêutica estão atingindo, também, o SUS, deixou o CFF alerta. O Órgão entende que a propaganda deve ter caráter unicamente técnico e científico e se dirigir apenas a médicos, dentistas e farmacêuticos.
Anfarmag luta contra cobrança indevida de ISS - ARTIGO
A Anfarmag (Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais) na polêmica envolvendo a tributação das farmácias magistrais junto aos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, na busca de soluções para evitar a dupla exigência - cobrança de ICMS e ISS - tributária sobre seus associados. É sobre o que trata a Presidente da instituição, Maria do Carmo Garcez.
Agenda do Farmacêutico - Calendário
Os eventos farmacêuticos realizados, no Brasil e no exterior, estão na AGENDA DO FARMACÊUTICO.
Boletim Farmacoterapêutica - Boletim
Informativo do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos ? Cebrim/CFF
Infarma - Artigos científicos
A Farmácia, em todas as áreas de atuação profissional, é abordada em artigos técnicos e científicos na seção INFARMA .
Encarte de Farmácia Hospitalar - Informativo
Nesta edição, o encarte de Farmácia Hospitalar traz como tema ?Rastreabilidade de medicamentos, na farmácia hospitalar?.
Outras Edições

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700