Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

REVISTA

Revista Pharmacia Brasileira nº 80

Capa da Revista
O farmacêutico e o SUS - OPINIÃO DO PRESIDENTE
No artigo ?O farmacêutico e o SUS?, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, faz uma análise história e cultural do Sistema, e comenta a reunião que teve com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a quem descreveu o quadro de desorganização da assistência farmacêutica, no SUS.
SUS: assistência farmacêutica, ainda, não se organizou - SAÚDE PÚBLICA
Diretores do CFF apelam ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para que crie meios para fortalecer a organização da assistência farmacêutica nas três esferas de Governo.
ANÁLISES CLÍNICAS - Um Título para o farmacêutico-bioquímico - PROFISSÃO
CFF emitirá o Título aos farmacêuticos que se formaram, após a instituição das Diretrizes Curriculares, em 2002, e que fizeram o curso de pós-graduação em Análises Clínicas realizado pela SBAC.
FARMÁCIA - Um Título para o farmacêutico comunitário - PROFISSÃO
A SBFC vai certificar os farmacêuticos que atuam em farmácias comunitárias. O Título tem por objetivo estimular a qualificação contínua.
Controlar, sim; proibir, não - INIBIDORES DE APETITE
CFF encaminhou à Anvisa documento em que manifesta a sua posição sobre a intenção da Agência de proibir a venda de moderadores de apetite que atuam diretamente no sistema nervoso central, usados para tratar a obesidade. ?Nós entendemos que a melhor alternativa não é proibir, mas controlar a prescrição e a venda dos anorexígenos, por meio de uma fiscalização rigorosa?, declarou o Vice-Presidente do CFF, Walter Jorge.
ENSINO FARMACÊUTICO: Hora do diagnóstico - FOMAÇÃO
O CFF quer aproveitar a realização da VII Conferência Nacional de Educação Farmacêutica e do VII Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Farmácia,de 8 a 10 de junho de 2011, em Brasília,para fazer um diagnóstico da situação dos cursos de Farmácia de todo o País, do ponto de vista de sua adaptação às Diretrizes Curriculares
Em defesa do farmacêutico e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária - ARTIGO - Walter da Silva Jorge João
Artigo do Vice-Presidente do CFF, Walter Jorge João lembra que o Conselho Federal tem uma participação político-institucional estratégica voltada ao bem-estar da sociedade. Apoiou a criação da Anvisa, por entender que o Brasil carecia de um órgão central melhor estruturado que coordenasse as ações de vigilância sanitária, no País.
Indústria reclama de dificuldades - FRACIONAMENTO
Farmacêuticas do Laboratório Prati-Donaduzi, do Paraná, fizeram duras reclamações das dificuldades enfrentadas pela indústria para colocar os seus medicamentos fracionados, nas farmácias, em todo o País. As dificuldades foram expostas, durante visita ao Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos.
UNIFAL: Aprender, fazendo - ENSINO
A assistência farmacêutica é uma prática acadêmica com forte apelo social entre estudantes do curso de Farmácia da Unifal-MG (Universidade Federal de Alfenas), no Sul de Minas. Exemplar, uma experiência de estágio está levando acadêmicos a acumular conhecimentos, na prática, e ajudando-os a transformar para melhor a vida dos usuários do SUS, no Município
Os desafios da esquistossomose - ENTREVISTA- DR. JEROLINO LOPES AQUINO
Uma visão farmacêutica da doença que acomete cerca de 200 milhões de pessoas, em 70 países, e 2,2 milhões, no Brasil, e dos mecanismos de transmissão, patogenia, exames e diagnóstico.
Profissão radiografada em pronunciamentos do Presidente do CFF - VÁRIAS
Dr. Jaldo de Souza Santos, Presidente do CFF, tem aproveitado os discursos que profere, como patrono ou paraninfo de turmas de formandos em Farmácia de todo o País, para tocar em pontos cruciais da profissão. Esta e outras matérias estão em VÁRIAS.
Maria do Carmo Garcez. - ARTIGO
CTA permite discussão técnico-científica para consolidação de conceitos magistrais?
Livros - LANÇAMENTOS
?As ervas e a saúde ? a farmácia no Cerrado? é livro que não pode faltar à cabeceira dos interessados em plantas medicinais. De autoria do farmacêutico Ronaldo Abrão, Presidente do CRF-MS, a obra, que acaba de ser publicada, chega como um presente para os farmacêuticos que se especializam no segmento. Notas sobre este e outros livros
Vozes que ecoam a profissão farmacêutica - Discursos
Luiz Bittencourt uma voz ativa em defesa da Farmácia
Agenda do Farmacêutico - CALENDÁRIO
Os eventos farmacêuticos realizados, no Brasil e no exterior, estão na AGENDA DO FARMACÊUTICO.
Boletim da Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico e Bioquímico - ABENFARBIO
A Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico e Bioquímico, em seu boletim de estréia na ?Pharmacia Brasileira?, trata do tema Diretrizes Curriculares, dez anos após a sua instituição.
Infarma - ARTIGOS CIENTÍFICOS
A Farmácia, em todas as áreas de atuação profissional, é abordada em artigos técnicos e científicos na seção INFARMA.
Encarte de Farmácia Hospitalar - INFORMATIVO
Nesta edição, o encarte de Farmácia Hospitalar traz como tema ?Rastreabilidade de medicamentos na farmácia hospitalar?.
Outras Edições

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700