Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

REVISTA

Pharmacia Brasileira nº 82

Capa da Revista
Pelas lentes dos laboratórios clínicos - OPINIÃO DO PRESIDENTE
O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, traz o artigo ?Pelas lentes dos laboratórios clínicos? em que comenta a difícil situação por que passam os laboratórios de análises clínicas credenciados ou contratados pelo Sistema Único de Saúde. Desde 1994, esta congelada a tabela de valores dos pagamentos dos serviços prestados p Jaldo de Souza Santos, Presidente do CFFessas empresas ao SUS.
Congelamento de preços pelo SUS estrangula laboratórios - ANÁLISES CLÍNICAS
Deputados da Frente Parlamentar da Saúde e lideranças farmacêuticas discutem situação dos laboratórios clínicos que prestam serviços ao SUS. Os valores dos pagamentos dos procedimentos estão congelados, há 17 anos. ?As análises clínicas constituem uma das áreas fundamentais das ciências da saúde?, diz em entrevista a esta revista a Presidente da Comissão de Análises Clínicas do CFF e Conselheira Federal pelo Rio Grande do Norte, Lenira da Silva Costa. E conclui: ?Situação é dramática?.
Farmacêuticos da UFG pesquisam plantas para uso animal - FITOTERAPIA
Farmacêuticos da Universidade Federal de Goiás pesquisam plantas medicinais do Cerrado para a produção de fitoterápicos para uso animal. Produtos serão agregados à ração de bovinos e aves, com objetivo de substituir ou diminuir uso de medicamentos sintéticos, principalmente, antibióticos.
Verde que te quero planta que te quero indicada - PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS
Plenário do CFF aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a indicação de plantas medicinais e fitoterápicos por farmacêuticos. A nova Resolução leva o número 546/11.
Descarte de Medicamentos - ARTIGO
?Descarte de medicamentos? é o título do artigo assinado pelo Vice-Presidente do CFF, Walter Jorge João. Diz o texto: ?É de grande importância a implementação de um sistema de gerenciamento de resíduos provenientes de serviços de saúde e da comunidade, que objetive a redução de riscos à saúde imediata e ao meio ambiente. Pesquisas químicas foram realizadas, em vários países, comprovando a existência de fármacos no meio ambiente.
Entrevistas com farmacêuticos cosmetologistas Eliane Brenner e Márcio Ferrari - COSMETOLOGIA:
Cosméticos não são mais produtos destinados apenas à estética. Eles aliam beleza à saúde, em resposta às mudanças de conceitos e de comportamento sociais. Os farmacêuticos cosmetologistas enfrentaram grandes desafios para atender a essa nova demanda. E conseguiram. O resultado desse esforço é a expansão do mercado de cosméticos. O Brasil é o terceiro do mundo. Conheça o mercado e o ensino de Cosmetologia.
Salários dos profissionais da saúde: discrepância e injustiça - ARTIGO
No artigo ?Salários dos profissionais da saúde: discrepância e injustiça?, a Secretária-Geral do CFF, Lérida Vieira, fala da disparidade entre salários percebidos por profissionais da saúde e do Legislativo. ?A questão da discrepância salarial, no Brasil, é gritante. Um plano de carreiras para servidores do Senado elevará os salários dos ascensoristas e motoristas (funções de nível fundamental) para R$ 17 mil com gratificações?, compara Lérida Vieira.
CONGRESSO DA FIP - Qualidade e segurança dos serviços de saúde: uma discussão mundial - VÁRIAS
O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, participou, em Hyderabad (Índia), do 71º Congresso Internacional da FIP, realizado, de 3 a 8 de setembro de 2011. A qualidade e a segurança dos serviços de saúde foi o tema central do evento. ?Não se pode perder a qualidade de foco, sob pena de se comprometer a saúde de quem usa esses serviços?, alertou.
Cursos de especialização: busca da qualidade e exigência social - ARTIGO
A Conselheira Federal de Farmácia pelo Espírito Santo e Presidente da Comissão de Ensino do CFF, Magali Demoner Bermond, fala, em artigo, do crescente interesse pela continuidade dos estudos, após a conclusão de um curso universitário, por parte de alunos de todas as áreas de ensino. ?O forte interesse pelos estudos, depois da graduação, deve-se à combinação de vários fatores culturais e e Magali Demoner Bermond, conômicos?, explica. Conselheira Federal de Farmácia pelo Espírito Santo e Presidente da Comissão de Ensino do CFF.
Curso do CFF inicia virada farmacêutica - RADIOFARMÁCIA
O I CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RADIOFARMÁCIA para farmacêuticos, elaborado e oferecido pelo CFF, terá 18 módulos de 20 horas cada (serão 360 horas de aula, no total). Terá início, no dia 7 de Outubro de 2011 e será ministrado, no Rio, sob a responsabilidade da Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas/CFF
Livros - LANÇAMENTOS
ATIVOS DERMATOLÓGICOS é o título do livro que aborda a área dermatológica e todo seu envolvimento com a manipulação farmacêutica e a cosmética. Esta é uma das obras que chegam ao mercado editorial, dirigidas a farmacêuticos de todos os setores, e que são abordadas na coluna LANÇAMENTOS.
Agenda do Farmacêutico - CALENDÁRIO
Os eventos farmacêuticos realizados, no Brasil e no exterior, estão na AGENDA DO FARMACÊUTICO
Infarma - ARTIGOS CIENTÍFICOS
A Farmácia, em todas as áreas de atuação profissional, é abordada em artigos técnicos e científicos na seção INFARMA
Boletim - ABENFARBIO
Conquistas e Desafios
Encarte de Farmácia Hospitalar - Encarte I
Certificação em Farmácia Hospitalar? é o tema desta edição do encarte de Farmácia Hospitalar.
Encarte de Farmácia Comunitária - Encarte II
Tributação em farmácias e drogarias(Considerações para tomada de decisão na administração prática) é o assunto tratado no encarte de Farmácia Comunitária.
Encarte de Análises Clínicas - Encarte III
GESTÃO DA QUALIDADE LABORATORIAL: é preciso entender as variáveis para controlar o processo e garantir a segurança do paciente. Este é o tema de estréia do encarte de Análises Clínicas
Outras Edições

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700