Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

REVISTA

Revista Pharmacia Brasileira nº 83

Capa da Revista
OPINIÃO DO PRESIDENTE Cuidados farmacêuticos - OPINIÃO DO PRESIDENTE
Os cuidados farmacêuticos são o tema do artigo do Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos. ?Há um novo sopro sanitário pleno de cuidados farmacêuticos que está nos dando um sentido de esperança, neste início de ano?, diz, ao se referir aos debates em torno da inserção desses serviços profissionais no SUS. Ele lembra que cuidados podem ? e devem ? ser prestados, também, nas farmácias comunitárias
Cuidados farmacêuticos: Instigante fronteira profissional - Capa
Abordados em toda a sua amplitude, complexidade e ressaltados os seus inquestionáveis benefícios, os cuidados farmacêuticos são parte fundamental de uma proposta sanitarista que prevê a criação de um novo modelo para o SUS, denominado Redes de Atenção à Saúde. O autor da proposta, sanitarista Eugênio Vilaça, prevê que o novo modelo somente seria bem-sucedido, se os cuidados farmacêuticos estivessem no centro da atenção básica
CFF tem nova Diretoria - Eleições
O farmacêutico Walter da Silva Jorge João (Pará) foi eleito Presidente do Conselho Federal de Farmácia, no dia 16 de dezembro de 2011. Valmir de Santi (PR), Vice-Presidente; José Vilmore Silva Lopes Júnior (PI), Secretário-Geral, e João Samuel de Morais Meira (PB), Tesoureiro, são os outros Diretores eleitos.
...de ser farmacêutico! - ENTREVISTA
Quando se fala em ?alegria? ou ?orgulho de ser farmacêutico?, há quem ache esta uma frase de efeito ou com uma alta voltagem de pieguice. Mas não é o que pensa William Cardoso Cruvinel, um farmacêutico de semblante sereno, sorriso indisfarçável e sincero e uma crença inabalável no poder dos cuidados farmacêuticos prestados, na farmácia comunitária.
BACTÉRIAS, essas velhas, perigosas e benéficas conhecidas - Pesquisa
Entrevista com o farmacêutico-bioquímico e bacteriologista Carlos Albini, do Paraná, traz uma compreensão histórica das bactérias, revelações sobre as atividades presentes desses micro-organismos e os medicamentos usados no seu combate, bem uma projeção de futuro sobre esses organismos unicelulares e o que eles representam de desafios para os cientistas.
Saúde Pública - ARTIGO
O Vice-presidente do CFF, Walter Jorge, fala, em artigo intitulado ?Farmácia Hospitalar em evidência: tributo a um farmacêutico?, da evolução da farmácia hospitalar - e da farmácia clínica -, ao tempo em que presta uma homenagem a uma das maiores expressões do setor, no Brasil: o farmacêutico Tarcísio Palhano.
FISCALIZAÇÃO: modernização, agilidade, crescimento da quantidade, expansão da qualidade - Encontros Regionais de Fiscalização
Debates e conclusões levantados nos dois Encontros Regionais de Fiscalização, realizados, em 2011, não deixam dúvida: a fiscalização farmacêutica está expandindo-se, modernizando-se e melhorando a sua qualidade, em todo o País. A PHARMACIA BRASILEIRA entrevistou a Presidente da Comissão de Fiscalização do CFF e Conselheira Federal pelo Maranhão, Mary Jane Limeira de Oliveira. Ela fala do avanço da atividade.
INFECÇÕES URINÁRIAS: uma abordagem multidisciplinar - LANÇAMENTOS
Este e outros livros que estão chegando ao mercado editorial focalizando as diversas atividades farmacêuticas estão na seção ?Lançamentos?.
JOGOS MUNDIAIS MILITARES: logística da saúde em boas mãos - Esporte
Evento de grande magnitude e com grande impacto no contexto esportivo internacional, os V Jogos Mundiais Militares de 2011 tiveram toda a sua logística na área da saúde sob a coordenação do farmacêutico e Coronel Manoel Rodrigues Martins.
Problemas na assistência farmacêutica - Saúde Pública
Oficina Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS, realizada pelo CFF, por meio de sua Comissão de Saúde Pública, detectou problemas, como ausência das Relações Estaduais (Rememe) e Municipais (Remume) de Medicamentos como referência na prescrição e aquisição de medicamentos. O Presidente da Comissão, Valmir de Santi, alerta: ?Não utilização das Relações resulta em desperdícios e prejuízos de saúde para população?.
A lenta, mas firme virada na assistência farmacêutica - Desafios
Está difícil, mas o núcleo de assistência farmacêutica do Governo do Distrito Federal está conseguindo, aos poucos, virar a mesa e definir ações que resgatem a normalidade do setor, depois de um período de ?abandono?, segundo afirma a farmacêutica Marília Coelho Cunha, Diretora da assistência farmacêutica pública do DF.
Pela excelência laboratorial - ANÁLISES CLÍNICAS
Farmacêutico-bioquímico Ulisses Tuma, Membro da Diretoria Executiva da Federação Internacional de Química Clínica e Medicina Laboratorial (IFCC), sediada em Milão, quer que entidade leve seus projetos de busca pela excelência aos países carentes.
Barbano vai à Plenária do CFF e fala sobre ações da Anvisa - VÁRIAS
Esta e outras notícias na Seção VÁRIAS
Agenda do Farmacêutico - EVENTOS, CURSOS, CONGRESSOS
Os eventos farmacêuticos realizados, no Brasil e no exterior, estão na AGENDA DO FARMACÊUTICO
Assistência Farmacêutica na Farmácia Comunitária - CURSO
Curso de Pós-graduação lato sensu do CFF forma primeira turma , em Rondônia
Infarma - ENCARTE
Artigos científicos - publicação do CFF voltada aos profissionais farmacêuticos
Boletim Abernfarbio - ENCARTE
boletim de notícias da Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico e Bioquímico
Farmácia Hospitalar - ENCARTE
?Comissão de Farmácia e Terapêutica? é o tema desta edição do encarte de Farmácia Hospitalar
Comissão de Saúde Pública - ENCARTE
Encarte elaborado pela Comissão de Saúde Pública do CFF
Outras Edições

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700