Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

REVISTA

Revista Pharmacia Brasileira Nº 67

Capa da Revista
Medicamento e Orientação - Opinião do Presidente
Jaldo de Souza Santos fala da importância do papel do farmacêutico e da necessidade de mudança no atual modelo de farmácia comunitária. Essas farmácias e drogarias perderam o sentido de saúde e assumiram a lógica do mercado. Elas se transformaram em mercearias e fizeram do medicamento uma mercadoria, quando este, em verdade, é um bem social a serviço da recuperação da saúde das pessoas.
A orientação que salva - Saúde Pública
Os prefeitos eleitos, no último pleito, precisam estar atentos aos graves e recrudescentes problemas relacionados ao uso de medicamentos, que vêm afligindo as populações, no mundo inteiro e no Brasil. O apelo é da Secretária-Geral do Conselho Federal de Farmácia, Lérida Vieira.
Ministério lança ações para o uso adequado de medicamentos - Consumo Orientado
Profissionais de saúde e usuários de medicamentos têm, a partir de agora, mais acesso a informações que orientam a prescrição e a utilização segura desses produtos. No dia 24 de setembro de 2008, o Ministério da Saúde, José Gomes Temporão, lançou três ações de orientação e estímulo ao uso adequado de medicamentos: ?Formulário Terapêutico Nacional?, a Portaria que atualiza a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais e a ação educativa de mobilização social, denominada ?A informação é o melhor remédio?.
Janaúba e sua bela história de saúde - Entrevista - Thaíze Helena Enéias Cordeiro e Danielle Azevedo Barbosa
Janaúba, localizada na região Norte de Minas Gerais, a 547 quilômetros de Belo Horizonte e com 68 mil habitantes, está construindo uma bela e exemplar história sobre a sua saúde pública. Uma história que os leitores de PHARMACIA BRASILEIRA precisam conhecer, até por ser referencial.
CFF orienta farmacêuticos a credenciarem junto ao SUS os laboratórios que realizam exames citopatológicos - Citologia Clínica
Credenciar o laboratório que realiza exames citopatológicos junto ao SUS (Sistema Único de Saúde) é uma iniciativa positiva para a empresa, sob diferentes aspectos. Entretanto, o ato de credenciamento é objeto de dúvidas por parte do farmacêutico especialista em Citologia Clínica ou Citopatologia, proprietário do laboratório.
Dr. Jaldo recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília - Homenagem
Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene, na noite do dia 29 de outubro de 2008, no auditório do Memorial JK, em Brasília, para conceder o título de Cidadão Honorário de Brasília ao Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos. O título foi outorgado, graças a um Projeto de autoria do Deputado Distrital Milton Barbosa (PSDB-DF). Emocionado, Souza Santos declarou, durante discurso que fez, na solenidade: ?O título é de todos os farmacêuticos brasileiros?.
Fiscalizar, orientando - Orientar, fiscalizando - Fiscalização
É uma unanimidade dentro do Conselho Federal de Farmácia (CFF): a fiscalização farmacêutica, no Brasil inteiro, vive um momento novo e positivo. Por que novo? Por que positivo? Quem responde é Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos: ?O que o Conselho está fazendo é qualificar bem o fiscal, para que ele, além das questões éticas, ele esteja a par das novas demandas técnicas, científicas, sociais, sanitárias, mercadológicas e, também, compreenda o novo farmacêutico que está saindo das faculdades com a formação generalista.
Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP faz 110 anos - História
Não se chega a 110 anos, impunemente. A Faculdade de Ciências farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP) alcança essa idade, colhendo os louros que a sua vida centenária marcada por conquistas reserva-lhe, e gozando da reputação de ser uma das mais importantes e influentes instituições de ensino do País.
Prêmio Jayme Torres é vitrine para farmacêuticos e acadêmicos - Entrevista - Edson Sasaki
Uma vitrine onde os farmacêuticos podem divulgar os seus trabalhos científicos e ser reconhecidos pelo mercado de trabalho. É assim que o farmacêutico Edson Hideki Sasaki define o Prêmio Jayme Torres, do Conselho Federal de Farmácia.
CFF e CFM unidos pelo controle das prescrições - Várias
A Secretária-Geral do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Lérida Vieira, acompanhada do Consultor Jurídico da entidade, Antônio César Júnior, reuniu-se com a Comissão do Ato Médico do Conselho Federal de Medicina, na sede do CFM, em Brasília, no dia 16 de outubro de 2008, para elaborar uma proposta de Resolução conjunta das duas entidades. Veja esta e outras notícias
Agenda do Farmacêutico - Calendário
Os eventos farmacêuticos realizados, no Brasil e no exterior, estão, aqui, na Agenda do Farmacêutico
Farmacoterapêutica - Boletim
O Boletim, produzido pela equipe do Cebrim/CFF, traz como tema principal O papel do farmacêutico comunitário no aconselhamento ao paciente
Infarma - Artigos
Informativo Profissional do Conselho Federal de Farmácia
Farmacovigilância hospitalar: - Encarte
Processos investigativos em Farmacovigilância
Outras Edições

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700