27/11/2018 - Concluídas capacitações em citopatologia do colo do útero no RN e MG

 

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) encerra, nesta semana, o ciclo de capacitação de profissionais em citopatologia do colo do útero. A ação é resultado dos esforços do Grupo de Trabalho de Citologia do CFF, em parceria com os Conselhos Regionais de Farmácia (CRFs). O curso é gratuito e possui carga horária total de 80 horas, dividido em quatro módulos presenciais de 20h, cada um. As aulas acontecem às sextas-feiras e sábados, das 8h às 12 e das 14 às 18h. Os participantes que comprovam 75% presença no curso recebem certificado.

Em Minas Gerais, a capacitação teve início no dia 19 de outubro, em Ouro Preto, e o encerramento será no dia 1º de dezembro. No Rio Grande do Norte, a capacitação começou no dia 28 de setembro, em Natal, e foi finalizada na última semana, dia 24 de novembro.

A coordenadora do projeto, Karla Lopes Elias, explica que a iniciativa busca oferecer aos participantes atualização e novos conhecimentos, além de apontar caminhos para a formação de parcerias neste campo. “Nós pretendemos com esse curso promover a troca de experiências e também desenvolver a capacitação tanto dos farmacêuticos especialistas em citologia clínica quanto daqueles que estão cursando a especialização”.

Além disso, Karla acrescenta que é importante fortalecer a interação entre o Conselho Federal, os conselhos regionais de Farmácia e as secretarias municipais e estaduais de saúde para a valorização do farmacêutico especialista, reforçando a abrangência nacional das ações de prevenção e de controle do câncer de colo uterino. “Acreditamos que essa iniciativa venha a reforçar o papel do CFF na educação continuada, estimular o desenvolvimento e a implantação de projeto de prevenção de colo uterino nos municípios e estados onde os cursos estão sendo realizados, resultando na realização de exames citopatológicos com qualidade”.

O primeiro curso de citopatologia de colo de útero foi realizado no ano passado, na Paraíba. Este ano, além do Rio Grande do Norte e de Minas Gerais, também foram contemplados profissionais no Distrito Federal. Em 2019, mais seis estados receberão a capacitação. Para participar das próximas edições, os interessados devem ficar atentos às publicações dos sites do CFF e dos CRFs. “As datas e os locais serão divulgados com bastante antecedência para que os interessados possam fazer as suas inscrições. Nós sugerimos que estejam atentos aos sites e às redes sociais dos seus conselhos regionais para garantir a sua vaga”, ressalta a coordenadora.
 

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas