A Comissão Avaliadora sobre o Prêmio Jayme Torres 2019 selecionou os melhores artigos enviados ao Conselho Federal de Farmácia (CFF) para esta edição. Com o tema "Cuidado Farmacêutico e a mudança na vida da pessoa com diabetes", definido pelo Grupo de Trabalho sobre o Prêmio Jayme Torres do CFF, seguem os dois primeiros colocados na categoria Profissional e o vencedor da categoria Estudante de Farmácia.
Categoria Profissional
1º Lugar
Autor principal: Gerusa Clazer Halila Possagno
Trabalho: "Avaliação da qualidade de vida e projeto piloto para implantação do cuidado farmacêutico a pacientes com diabetes mellitus tipo 2 insulinizados"
2º Lugar
Autor principal: Luana da Cruz de Oliveira
Trabalho: "Cuidados farmacêuticos em pessoas com diabetes em uso de insulina: relato de experiência"
Categoria Estudante de Farmácia
Vencedor: Vinicius Allan Merlini
Trabalho: "Implementação de atenção farmacêutica como ferramenta para prevenção e acompanhamento do diabetes mellitus"
A Comissão Avaliadora do Prêmio Jayme Torres é presidida pelo professor Tarcísio Palhano, que também é assessor da presidência do CFF, e foi composta pelas farmacêuticas Angelita Cristine de Melo, Mônica Soares Amaral Lenzi e Noemia Liege Maria da Cunha Bernardo. Foram analisados 19 artigos enviados por farmacêuticos e oito Trabalhos de Conclusão de Curso encaminhados por estudantes, em reunião realizada em Brasília (DF), nos dias 5 e 6 de dezembro.
Tarcísio Palhano parabeniza os vencedores da edição 2019 e elogia o nível dos trabalhos. "Estamos muito felizes com os resultados e, aproveitando o ensejo, já gostaríamos de estimulá-los a divulgar o prêmio para que, na edição de 2020, nós tenhamos ainda um número maior de trabalhos concorrentes. É muito importante a participação neste concurso para que a sociedade, cada vez mais, tome conhecimento do que faz o farmacêutico, das potencialidades de trabalho e de atuação desse profissional, e se conscientize da importância do farmacêutico para a promoção da sua saúde e do seu bem-estar".