O Congresso Brasileiro de Educação Farmacêutica (Cobef) que será realizado de 10 a 12 de junho, em Salvador (BA), já é um sucesso. As inscrições superaram as expectativas e estão esgotadas. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (Abef) estão finalizando os preparativos para o evento, que reunirá mais de 500 farmacêuticos, educadores, estudantes e lideranças de entidades ligadas à Farmácia, no Bahia Othon Palace. Os participantes terão pela frente o desafio de rediscutir as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em Farmácia 12 anos depois de sua aprovação. O tema do congresso será Educação Farmacêutica: desafios e caminhos na arte de formar para transformar.
Participarão dos debates, como palestrantes, representantes das mais importantes instâncias decisórias relacionadas à educação e a atuação farmacêutica: Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior; Ministério da Saúde/Departamento de Assistência Farmacêutica, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (DAF/SCTIE/MS), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), entre outros.
Também estão confirmados palestrantes internacionais, como Claire Anderson, professora da University of Nottingham - United Kingdom e representante da International Pharmaceutical Federation (FIP); e o peruano Ivan André Torres Marquina, representante da Conferência Iberoamericana de Faculdades de Farmácia – Coiffa.
"Após anos de inquietação e a partir de novas demandas da profissão se faz necessária uma atualização e redirecionamento de nossa formação. Teremos autoridades, professores, alunos, representantes das sociedades nacionais e internacionais discutindo temas como avaliação dos cursos, formação docente e discente, processo político de educação. É um momento ímpar", comenta Ana Paula de Almeida Queiroz, presidente da Comissão de ensino do CFF, conselheira federal de Farmácia pelo Rio de Janeiro e membro da Comissão Organizadora do Cobef 2015.
"Com a promoção do Cobef, a Abef e o Conselho Federal de Farmácia (CFF) assumem um papel agregador e indutor na melhoria do processo de formação de farmacêuticos. O objetivo é fazer com que estes, com sua atuação, prestem um serviço de excelência em todos os campos de atuação profissional e, deste modo, também transformem a sociedade”, diz Geraldo Alécio de Oliveira, membro Comissão Científica do Cobef 2015 e diretor administrativo da Abef.
Confira a programação. Clique aqui.
Fonte: Comunicação do CFF
Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.
SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615
Fone: (61) 3878-8700