Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF participa de reunião sobre Educação a Distância

Data: 20/09/2018

O impacto do ensino de graduação a distância sobre a assistência prestada aos usuários dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi tema de reunião nesta quinta feira, 20 de setembro, entre representantes do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Brasília. Uma das entidades mais atuantes na defesa do ensino presencial na formação dos profissionais da saúde, o Conselho Federal de Farmácia (CFF), foi representado na reunião pela conselheira Federal de Farmácia pelo Distrito Federal, Viviany Nicolau, que integra a Comissão Assessora de Educação Farmacêutica (CAEF), e pelo assessor parlamentar, Lucas de Sá.

Um dos pontos debatidos foi o risco oferecido por essa modalidade de ensino na graduação para a saúde pública. "Estamos lutando, fortemente, contra uma política de governo, em que o EaD é usado como ferramenta para atingir metas traçadas no Plano Nacional de Educação (PNE). Não é uma missão fácil, mas acredito que a contribuição do CFF, que hoje detém a maior gama de dados sobre o EaD no país, tem sido crucial para isso. E, se somarmos a articulação política dos conselhos profissionais no Congresso Nacional ao apoio que conseguimos de deputados, podemos chegar a um consenso sobre essa questão”, afirma o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

O assessor parlamentar do CFF, Lucas de Sá, destacou que o encontro tratou da tramitação dos projetos de lei que visam barrar a abertura de cursos na modalidade EAD para a área de saúde. "Abordamos os perigos a que estarão submetidos os cidadãos brasileiros com a chegada destes profissionais ao mercado de trabalho". 

 
De acordo com a conselheira Federal de Farmácia pelo Distrito Federal, Viviany Nicolau (à esquerda), essa foi uma oportunidade de dialogar sobre o ensino à distância no Brasil. "Mostramos os dados relacionados ao EaD, o crescimento exorbitante de vagas oferecidas e de polos, e a nossa preocupação em relação ao ensino ofertado nessa modalidade. O intuito foi buscar uma parceria com o Conasems e acredito que estaremos juntos na luta contra o ensino a distância, pois o diálogo vai continuar".

O Conasems é uma entidade empenhada na qualidade dos serviços públicos em saúde, representa milhares de gestores municipais de saúde. Assumiu o compromisso de aprofundar a discussão em suas instâncias e de acompanhar a tramitação das matérias no Congresso Nacional.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700