Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmacêutica aplica serviços clínicos em postos de saúde de Fortaleza

Data: 17/06/2019

A farmacêutica paulistana Leila Denise Elid, formanda pela faculdade de Ciências Farmacêuticas de Bauru (SP) possui diversas pós-graduações, como em Farmacologia, pelo CRF-DF, e mestrado em Microbiologia pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Durante 9 anos, ela fez carreira no Hospital da Força Aérea de Brasília, onde morou durante este tempo. Mesmo com este currículo invejável, Leila considera o conhecimento adquirido na capacitação oferecida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em Fortaleza, Cuidado Farmacêutico no SUS, fundamental e enriquecedor para lidar com os desafios clínicos do dia a dia.

Leila, que foi coordenadora da assistência farmacêutica da secretaria de saúde de Fortaleza, em 2011, trabalha numa unidade básica de saúde da capital cearense, onde pouco antes de concluir o curso, que fez de agosto de 2018 a abril de 2019, começou a aplicar (em fevereiro de 2019) o conhecimento adquirido em farmácia clínica.

“Foram implementadas melhorias principalmente no uso racional de medicamentos, que é um dos principais objetivos da farmácia clínica, com as quais nós, farmacêuticos, elaboramos um plano de cuidado com a finalidade de orientar os usuários no diagnóstico, por meio do calendário posológico, explicando o horário, a dose e tudo que se refere à adesão e à farmacoterapia do medicamento”, explica a farmacêutica.

Leila complementa que o público atendido é formado por grupos prioritários da atenção primária usuários Sistema Único de Saúde (SUS), portadores de condições crônicas ou autolimitadas. “O conhecimento do curso foi fundamental para eu ter um conhecimento geral. Agradeço as colaboradoras Inajara e Aline do CFF, que foram primordiais para eu ter esse conhecimento enriquecedor”.

Uso Racional de Medicamentos

No dia 5 de maio, data em que se comemora o Uso Racional de Medicamentos, a prefeitura de Fortaleza realizou, pela primeira vez, a Semana Municipal do Uso Racional de Medicamentos, com campanhas educativas e de orientações em 30 pontos da capital cearense. Leila explica que, hoje, 15 postos de saúde já contam com farmácias clínicas que oferecem orientações para os pacientes.

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700