Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Curso ajuda a expandir Cuidado Farmacêutico no interior da Bahia

Data: 02/07/2019

Organizar e sistematizar os atendimentos clínicos. De uma forma geral, foi a contribuição do curso Cuidado Farmacêutico no SUS para a vida profissional da farmacêutica baiana Ana Paula Magalhães Fernandes. Ela conta que antes de participar da capacitação, já fazia alguns atendimentos e orientações, mas não registrava e não compartilhava as informações com outros profissionais. “Não havia uma padronização nos atendimentos e eu não me sentia preparada para realizar muitas consultas, pois precisava ainda desenvolver melhor algumas habilidades clínicas e de um suporte técnico para me orientar”.

A partir da capacitação realizada em Vitória da Conquista (BA), de dezembro de 2017 e agosto de 2018, a farmacêutica passou a fazer os registros em prontuários, a padronização das consultas, a formação de indicadores e, principalmente, a qualificação do atendimento. “Foram fornecidos conteúdos teóricos em aulas presenciais e por meio de tutorias fundamentais para o desenvolvimento das minhas habilidades clínicas”.

Ana Paula é formada, desde 2008, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fez pós-graduação em Farmacologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão (IBPEX), em 2011. Desde 2015, ela faz parte do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Barra do Choça (BA). Até dezembro de 2017, realizou atividades de dispensação na Farmácia do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), gerindo estoque, acompanhando pacientes de grupos de Tabagismo e prestando orientações aos pacientes com transtornos psiquiátricos.

"A partir de 2018, comecei a atuar na farmácia básica, como responsável técnica, na gestão do estoque, dispensação, realizando atendimentos e acompanhamento de pacientes com hipertensão, diabetes, dislipidemia, distúrbios psiquiátricos e transtornos menores", explica a farmacêutica. Foi na farmácia báscica onde Ana Paula passou a exercer com mais segurança e efetividade os serviços clínicos farmacêuticos. O primeiro passo, foi convencer os gestores e a equipe sobre a importância do cuidado farmacêutico para a saúde dos pacientes. Para isso, foi feita uma apresentação mostrando os objetivos do projeto, os serviços que seriam implantados e como tudo iria funcionar, desde a atuação do farmacêutico a como seriam selecionados os pacientes.

Em seguida, ela elaborou o plano de trabalho, conforme orientações do curso, e organizou os melhores dias e horários para a realização das consultas e para estudar os casos clínicos. Ela explica que na implantação do serviço utilizou os modelos de prontuários fornecidos pelo curso e o sistema REGISTRE. Fez os agendamentos dos pacientes e, para cada atendimento, fazia o registro de evolução utilizando o SOAP (Subjetivos, Objetivos, Avaliação, Plano de Cuidado), o que a ajudou a conduzir a consulta de forma mais organizada e a ter as informações dos pacientes de forma mais detalhada.

Alguns atendimentos foram gravados e enviados para os tutores avaliarem as consultas. Nessas oportunidades, Ana Paula conta que eram sinalizados os pontos de de acertos e de melhoria. “Isso me fez analisar o meu próprio atendimento e, principalmente, o tempo que precisaria controlar de cada consulta. “Com esses atendimentos realizados, comecei a receber cada vez mais retornos positivos dos meus pacientes. Eles realmente sentem-se agradecidos pelo serviço prestado e começam a enxergar o farmacêutico como um profissional no qual eles podem confiar e esclarecer suas dúvidas. Eles retornam, trazem resultados de exames, prescrições para serem orientados por mim e pela minha equipe. Perguntam se podem ou não utilizar o medicamento novo, para medir pressão arterial e glicemia. Agendam consultas para seus familiares e se sentem realmente acolhidos pelo serviço. Isso é muito gratificante”, comenta Ana Paula.

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700