Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Plano de cuidado melhora saúde e adesão ao tratamento em Aracajú

Data: 22/10/2019

 

Depois de participar do curso Cuidado Farmacêutico no SUS, oferecido pelo CFF, em Aracajú (SE), a partir de novembro de 2017, a farmacêutica Aline de Jesus Santos relata melhoria no estado de saúde de pacientes acompanhados por ela. As intervenções ocorreram durante a realização de residência multiprofissional em Saúde da Família, na Unidade de Saúde da Família Carlos Hardman.

Até março de 2019, de 41 pacientes cuidados por Aline, 18 apresentaram melhora em parâmetros clínicos como controle da pressão arterial e hemoglobina glicada.

Um dos casos que lhe chamou a atenção da farmacêutica, foi de um senhor de 71 anos de idade, que estava com dificuldades de seguir a farmacologia prescrita. Ele precisava ingerir 13 comprimidos por dia, sem saber ler e sem suporte familiar para ajuda-lo no uso dos medicamentos. Para aumentar a adesão ao tratamento, Aline construiu um plano de cuidado, levando em conta a rotina do paciente. “Nós confeccionamos uma caixa organizadora de medicamentos (caixa de sapato adaptada), com divisórias contendo orientações marcadas por etiquetas, pictogramas e adesivos coloridas em formato circular”.

O resultado foi motivador para o idoso e para os profissionais da Saúde da equipe multiprofissional. A pressão arterial, que antes estava em 180/70 mmHg, atingiu 130/80 mmHg durante o acompanhamento, ficando de acordo com as metas terapêuticas. A hemoglobina glicada, de 8,6% no início do acompanhamento, baixou para 5,5%. “Conseguimos conscientizá-lo sobre a condição de saúde e, com isso, aumentar a adesão ao tratamento medicamentoso, utilizando medidas como o aprazamento dos medicamentos para reduzir o número tomadas”.

A profissional atua no Sistema Único de Saúde, desde 2015, como farmacêutica, na Assistência Farmacêutica Municipal de São Miguel do Aleixo (SE). De março de 2017 a março de 2019, ela atuou em Aracaju (SE), como residente multiprofissional em Saúde da Família. Aline é formada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), desde 2014, tem mestrado em Ciências Farmacêuticas (2017) e especialização em Saúde da Família (2019). Atualmente, faz doutorado em Ciências Farmacêuticas na UFS.


Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700