Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmacêutica participa de workshop do MS sobre saúde mental

Data: 04/12/2019

Os farmacêuticos que atuam com saúde mental estiveram representados no Workshop para priorização de problemas na temática da saúde mental, realizado no dia 29 de novembro, na sede da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), em Brasília, pela Secretaria de Ciência, tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde (SCTIE/MS). A farmacêutica Ane Trento, que atuou em centros de atenção psicossocial do SUS e ministra o módulo sobre saúde mental do curso do CFF, Cuidado Farmacêutico no SUS, participou do workshop.

Ane aproveitou a oportunidade para falar a profissionais de saúde, pesquisadores, gestores do SUS e representantes de familiares e pacientes a respeito do curso Cuidado Farmacêutico no SUS e para explicar como o farmacêutico pode realizar intervenções e auxiliar a equipe multiprofissional no cuidado aos indivíduos com transtornos mentais. As atividades foram conduzidas por profissionais do MS e do Hospital Moinhos de Vento (HMV), de Porto Alegre (RS), que tem parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT/MS), e possui pesquisas voltadas para a saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta foi uma segunda etapa do projeto e contou com atores de diferentes cenários relacionados à saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS). No primeiro momento, no qual participaram 28 gestores do SUS, foram elencados problemas relacionados à saúde mental, agruparam 73 problemas, que resultaram em 20 e depois esses 20 resultaram em dez temas. Ane explicou que o objetivo desta segunda etapa do workshop foi delinear os principais temas, dentre aqueles dez, que nortearão os estudos, as temáticas de pesquisa e as ações do MS no âmbito da saúde mental nos próximos três anos.

Para isso, buscou-se um método de análise multicritério que permitisse ranquear as prioridades de pesquisa na saúde mental. “Para cada critério, a gente pontuava com um peso diferente, pensando como cada critério poderia influenciar no tema escolhido. O trabalho foi feito em planilhas, por meio de computadores conectados em rede e contávamos com engenheiros que faziam os cálculos”, detalhou a farmacêutica.

No final, surgiram os principais temas que representam as linhas de pesquisa e de ações a serem desenvolvidos pelo MS nos próximos anos. “O primeiro tema ranqueado, foi o desenvolvimento de protocolos clínicos, o que vem muito ao encontro no nosso curso de Cuidado Farmacêutico. Nós, profissionais de saúde, especialmente os farmacêuticos, ficamos muito felizes com esse tema, que se mostrou muito realista e tem muito a ver com a nossa atuação”, relatou Ane.


 

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700