Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

SUS garante acesso a nova modalidade de exame de CA de colo do útero

Data: 18/12/2019

 A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE), do Ministério da Saúde, publicou, no dia 12 de dezembro, a Portaria nº 63, que torna pública a decisão de incorporar a citologia em meio líquido para o rastreamento de câncer de colo de útero e lesões precursoras, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

PARA TER ACESSO À PORTARIA CLIQUE AQUI.

Por meio de seu Grupo de Trabalho (GT) sobre Citologia, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) teve uma participação importante nesse processo. O GT subsidiou o Ministério de informações técnicas sobre esse exame. “O grande diferencial é que essa técnica facilita o acesso das mulheres a exames com resultados mais precisos para o diagnóstico da doença. Trata-se de um avanço importante na prevenção do câncer do colo do útero”, comenta o diretor tesoureiro do Conselho Federal de Farmácia (CFF), João Samuel de Morais Meira, que é especialista na área, coordenador do GT, e membro da Sociedade Brasileira de Citologia Clínica (SBCC).

Conforme determina o artigo 25, do Decreto no 7.646/2011, o prazo máximo para que os laboratórios efetivem a oferta dos serviços ao SUS é de cento e oitenta dias. O relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único em Saúde (Conitec) sobre essa tecnologia estará disponível AQUI.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700