Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Falece o Professor Álvaro José Romanha

Data: 17/03/2020

O Conselho Federal de Farmácia lamenta o falecimento do farmacêutico-bioquímico, pesquisador e professor Álvaro José Romanha, na manhã de segunda-feira (16), na Cidade de Belo Horizonte (MG).

Natural de Colatina (ES) em 1951, era graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), Doutor em Bioquímica e Imunologia pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG (1982) e com pós-doutorado no Wellcome Research Laboratories, Reino Unido (1984).

O Professor Romanha era pesquisador titular aposentado e ex-diretor do Centro de Pesquisas René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz, Belo Horizonte, MG, tendo atuado como na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na UFMG e na Universidade Federal de Santa Catarina, onde atuou como professor visitante entre 2011 e 2015.

Reconhecido mundialmente, em especial por seus trabalhos na caracterização bioquímica do Trypanosoma cruzi, formou gerações de pesquisadores brasileiros. Foi pesquisador nível 1A do CNPq e Presidente da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz).

“… é possível fazer “a boa ciência; para isso, devemos apostar firme naquilo e naqueles em que acreditamos”.

Álvaro José Romanha

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700