Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Conselho realiza primeira plenária presencial após início da pandemia

Data: 05/08/2020

 O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realiza de hoje, 05/08, até sexta-feira, sua 493ª Reunião Plenária Ordinária. Essa é a primeira reunião presencial depois de mais de cinco meses. A última ocorreu em fevereiro. Durante esse tempo, embora os conselheiros tenham mantido e até acentuado o seu ritmo de trabalho em defesa da saúde da população e da promoção da assistência farmacêutica, as atividades presenciais do Plenário ficaram interrompidas. Apenas uma sessão plenária foi realizada, de forma virtual, em junho, a primeira da história do conselho. A prestação de contas das ações do CFF durante a pandemia será apresentada na sexta-feira.

A plenária começou com o hino farmacêutico, e um minuto de silêncio pelos integrantes da categoria farmacêutica que perderam suas vidas no cumprimento do dever do cuidado à saúde das pessoas, e em solidariedade aos familiares deles. A homenagem aos profissionais, foi proposta pelo conselheiro federal de Farmácia pelo estado de Amapá, Carlos André Sena. Após o ato, o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, destacou que, a par do momento delicado e de grande preocupação, todos estão felizes com a retomada do trabalho, que ocorre de forma gradativa e com segurança. “Esse esforço se justifica para que possamos retomar nossas atividades, seguindo o rito do novo normal imposto pela pandemia”, comentou.

Walter Jorge João informou que, desde o início da pandemia, o CFF tem adotado todas as providências para mitigação da transmissão da Covid-19. “Foram inúmeras portarias e o conselho buscou se adequar totalmente à legislação publicada”, ressaltou. Para essa plenária, a participação presencial foi restrita aos conselheiros que se sentiram seguros para isso, e aos assessores e demais funcionários indispensáveis às atividades. Conselheiros impossibilitados por sua condição ou outros compromissos foram representados pelos seus suplentes. Assessores do grupo de risco, participam virtualmente. A plenária não foi aberta ao púbico justamente com o objetivo de evitar aglomeração.

Com apoio de suas Coordenações Administrativa e de Pessoal, Assessoria Técnica, Subcoordenação de Recursos Humanos e dos funcionários eleitos para atuar na Prevenção de Acidentes, além da empresa de Medicina do Trabalho, o CFF adotou todas as medidas em atendimento às recomendações sanitárias e aos decretos dos governos federal e Distrito Federal. Foram providenciadas, a sinalização da sede com placas voltadas à prevenção da Covid-19, a disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e álcool em gel, e intensificados os serviços de higienização e desinfecção dos ambientes.

O presidente reforçou o pedido aos presentes que, como profissionais da saúde cientes das medidas de prevenção, respeitem as recomendações e as medidas de prevenção, como distanciamento e higienização das mãos. Foram disponibilizadas máscaras e álcool gel a todos e os assentos foram dispostos de forma diferente, para garantir a segurança de todos os participantes.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700