Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmacêutica fala sobre residências multiprofissionais da UFMG

Data: 29/10/2020

Já imaginou atuar na atenção à saúde do idoso ou no cuidado humanizado da criança e do adolescente? Essas duas áreas estão com as portas abertas para farmacêuticos que queiram participar do processo seletivo que oferece sete vagas nas residências integradas multiprofissionais do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) e do Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN), também vinculado à UFMG. As inscrições podem ser feitas, exclusivamente pela internet, até o dia 20 de novembro.

A farmacêutica Mariana Gonzaga, que é Doutora em Ciências da Saúde (sobre uso de medicamentos em geriatria), é professora da UFMG e tutora da residência em Saúde do Idoso, especialização Lato Sensu que oferece três vagas para farmacêuticos. Ela comentou o perfil dos estudantes e o mercado de trabalho para os futuros profissionais. Na área de Saúde do Idoso, por exemplo, o egresso pode atuar em instituições de longa permanência, em clínicas especializadas para idosos, na atenção primária ou em hospitais e, por receber título de especialista, em concursos que pedem especialização.

Durante a residência, o os alunos atuam na área hospitalar e ambulatorial, já que ambos estão ligados a hospitais universitários, mas todos têm que passar um período na atenção primária para conclusão do curso. “O aluno também pode tentar atuação complementar, durante a residência, em outro hospital ou instituições distintas, até em outro Estado. Ele pode pleitear atuação complementar durante a residência, inclusive em instituições de longa permanência, que são os antigamente chamados asilos para idosos”.

Mariana explicou que as residências são procuradas, principalmente, por farmacêuticos recém-formados, mas também por profissionais que já atuam há algum tempo e sentem necessidade de se especializar para atuarem na área clínica. Os residentes tem aulas com professores da UFMG, com ampla formação acadêmica e com profissionais que têm bastante vivência na área na qual atuam. Os programas de residência do HC e HRTN, completam 10 anos este ano. No início, a oferta era para residência na área da saúde do idoso, já que o HC é referência nacional em saúde do idoso frágil e recebe idosos de todo o Estado de Minas Gerais. “Nós temos dois hospitais com um perfil de paciente mais envelhecido, na verdade. E no caso do HC, nós temos um anexo que é referência para o idoso frágil. Então, nossos residentes atuam no atendimento a esse idoso”.

Pediatria

No cuidado humanizado da criança e do adolescente, área que oferece duas vagas para farmacêutico, Mariana explicou que o desafio é diferente, já que muitos medicamentos são elaborados para uso em adultos. “Nós temos várias doenças órfãs, várias situações para as quais nós não temos medicamentos adequados para o paciente pediátrico. Nós estamos falando desde neonatos até crianças maiores e adolescentes. Então, o farmacêutico tem um papel importante de ajudar na seleção dessa farmacoterapia, realizar ajuste de doses, realizar a adaptação farmacotécnica e, às vezes, nós temos comprimidos e cápsulas que o neonato não vai poder deglutir. Aí nós dependemos do farmacêutico para fazer toda uma adaptação dessa tecnologia para poder adequar àquela realidade, ao tamanho, à função renal, à função hepática daquela criança”, detalhou Mariana.

O conselheiro federal de Farmácia por Minas Gerais, Gerson Antônio Pianetti, que também é professor do curso de Farmácia da UFMG, ressalta que tanto o Hospital das Clínicas como o Hospital Risoleta Tolentino Neves possuem UTIs neonatal, e que o HC se destaca por questões relacionadas a cânceres. “É um hospital de referência para muitas doenças raras, como cânceres graves. Por isso, há uma demanda grande pela atuação do farmacêutico e os residentes podem absorver bastante conhecimento nessa área”, destacou Pianetti.

O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HC oferece 5 vagas farmacêuticos, sendo 2 na área de concentração Cuidado Humanizado da Criança e do Adolescente e 3 na área de concentração Saúde do Idoso. Já o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN), disponibiliza 2 vagas para farmacêuticos, na área de concentração Saúde do Idoso e Intensivismo. As inscrições podem ser feitas até 20 de novembro, no endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br.

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700