Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Carta aberta pela vacinação prioritária dos farmacêuticos analistas clínicos e técnicos de laboratório

Data: 01/02/2021

 A pandemia colocou em evidência os profissionais que atuam nos Laboratórios de Análises Clínicas, estabelecimentos indispensáveis à saúde pública, com papel decisivo na atual emergência global.

Neste cenário, em que o diagnóstico ágil e preciso tornou-se ainda mais essencial, farmacêuticos analistas clínicos e técnicos de laboratório integram toda a linha do cuidado – incluindo a coleta de materiais biológicos; o diagnóstico inicial; o suporte ao acompanhamento dos pacientes mais graves através de análises bioquímicas, sorológicas e hematológicas, além das repercutidas corridas pela realização de testes para detecção do vírus e para desenvolver vacinas contra a Covid-19: uma sobrecarga evidente para as equipes farmacêuticas.

De acordo com o Ministério da Saúde, já são 20 milhões de exames Covid-19 realizados apenas no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 11,3 milhões do tipo RT-PCR. A rede privada soma outros tantos milhões!

É imperioso destacar que os Laboratórios de Análises Clínicas permanecem de portas abertas desde o início da pandemia. Assim, farmacêuticos analistas clínicos e colaboradores estão expostos ao alto risco de contaminação, pelo bem maior de servir à população – dedicação custosa, que impacta em adoecimento e óbitos de tão valorosos profissionais.

Ainda assim, as equipes que constituem os Laboratórios de Análises Clínicas se orgulham da cooperação dispensada ao país neste desafio sem precedentes na saúde contemporânea, reiterando a disposição em apoiar continuamente a saúde brasileira.

Diante do exposto, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) distinguem os gestores públicos conscientes dos serviços essenciais prestados pelos Laboratórios de Análises Clínicas, enfatizando que a vacinação prioritária das equipes inseridas no segmento laboratorial, sejam estabelecimentos públicos ou privados, protege profissionais e sociedade, faz jus ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e valoriza quem se expôs na defesa da coletividade.

Nesta, persistimos na expectativa do cumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, que inclui os farmacêuticos analistas clínicos e técnicos de laboratório no grupo prioritário para imunização, como não poderia deixar de ser. Ressaltamos, ainda, que nosso empenho se estende ao acesso universal da vacina, para todos os brasileiros!

Os Laboratórios de Análises Clínicas são essenciais à saúde e quem combate a pandemia desde o primeiro minuto, não pode ficar por último – vacina já!

 

Sexta-feira, 29 de janeiro de 2021.

Walter Jorge João
Presidente do Conselho Federal de Farmácia

Luiz Fernando Barcelos
Presidente da SBAC

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas







TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700