Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Curso de Farmácia oferece diversas possibilidades para especialização

Data: 18/02/2021

 Mesmo diante da crise sanitária ocasionada pela pandemia da Covid-19, o mercado de trabalho continua amplo para o farmacêutico, o que faz muitos acadêmicos de Farmácia sentirem confiança na profissão. Agrupadas em dez linhas de atuação, atualmente estão previstas 135 especialidades farmacêuticas, respaldadas pela resolução nº 572/2013 do Conselho Federal de Farmácia.

A acadêmica Maria Teresa, por exemplo, está no 9º período de Farmácia na Universidade de Cuiabá (UNIC). “Comecei a estagiar no 4º semestre e já tive a oportunidade de passar pela Farmácia oncológica e durante a maior parte da graduação na Farmácia Comunitária que possui consultório farmacêutico e sala de imunização. A profissão farmacêutica é extremamente rica em áreas e em conhecimento e ainda que muitos conceitos mudem é uma profissão que sempre irá existir”, explica.

As linhas de atuação são representadas pelas análises clínico-laboratoriais; alimentos; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; práticas integrativas e complementares; saúde pública; toxicologia; e gestão. A acadêmica pretende se dedicar à Farmácia Comunitária. “O farmacêutico tem a oportunidade de estar em contato direto com a população. Acredito que a pandemia só veio para confirmar a certeza e a necessidade de mudança sobre o que é a saúde. A Organização Mundial da Saúde delibera saúde como completo bem estar físico, mental, social e não apenas a ausência de doença. Portanto, cabe ao farmacêutico, como ator social do serviço de saúde, garantir o atendimento do paciente, tratando-o integralmente”, defende.

Sobre sua experiência com os estágios, a futura farmacêutica considera a modalidade imprescindível para entender corretamente teoria e prática da profissão. “Por exemplo, vivenciar a realidade de um consultório farmacêutico, entender como se dá o uso prático da farmácia clínica é uma oportunidade de mudar a visão do papel do farmacêutico para quem ele realmente deve ser – no sentido de papel social. Devo salientar aos colegas de graduação que é de suma importância estagiar, conhecer as áreas de atuação e buscar experiência nas oportunidades dentro e fora da universidade”, afirma.

Essas inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho reflete os resultados da luta incansável do CFF pela valorização dos seus profissionais, a exemplo das resoluções nº 585 e 586/2013, responsáveis pela regulamentação das atribuições clínicas do farmacêutico e da prescrição farmacêutica. Consciente do papel da autarquia máxima, responsável pela federalização da profissão no país, Maria Teresa reconhece a necessidade do órgão para os farmacêuticos. “Tais resoluções são um ganho para nós. É de extrema importância entender o que nos cabe como profissionais e também conhecer a legislação que rege nossa profissão é essencial para uma atuação coesa, ética e transparente. É preciso saber dos nossos direitos, deveres e atribuições”, pondera.

O conselheiro federal de Farmácia pelo Mato Grosso, Ricardo Amadio, expressa orgulho do trabalho desenvolvido pelo CFF, que estimula os acadêmicos a se tornarem profissionais de excelência, enaltecendo a relevância do farmacêutico perante a sociedade. “Fico feliz em ver estudantes como a Maria Teresa, que vislumbram atuar além do balcão da farmácia. É necessário estar sempre com os olhos voltados ao aprimoramento para não desperdiçar oportunidades que surgem. Atualmente, muitas coisas estão sempre mudando devido às inovações científicas e tecnológicas, as resoluções do CFF construíram as bases de preparo para atuar em diversas áreas como a dispensação e logística de medicamentos, farmácia magistral, estética, oncológica, indústria e muito mais”, conclui.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700