Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Assistência Farmacêutica de Rio Branco é exemplo de experiência exitosa

Data: 14/04/2021

Farmacêuticos de Rio Branco, capital do Acre, no Norte do país tiveram seu trabalho evidenciado em publicação de saúde. O Ministério da Saúde (MS) publicou documento sobre a trajetória dos resultados alcançados entre o período 2018 e 2020 pelo ‘Projeto Atenção Básica: capacitação, qualificação dos serviços de Assistência Farmacêutica e integração das práticas de cuidado na equipe de saúde.’

A iniciativa do projeto ocorreu no contexto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), sendo fruto da parceria estratégica e essencial entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), com o objetivo de fortalecer da Atenção Básica/Primária (AB/ APS) em saúde no Brasil.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) através do Programa PROADI-SUS promoveu cursos para farmacêuticos. A farmacêutica Fernanda Chelotti, Coordenadora de Assistência Farmacêutica do município de Rio Branco avalia que os cursos foram muito importantes para mudar a visão do farmacêutico voltado apenas para a logística, compra, licitação e distribuição do medicamento. “Os cursos de Gestão do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica e Atenção Básica: aplicação do método clínico, chamam a atenção do farmacêutico quanto a necessidade do cuidado de avaliar o paciente como um todo. Praticar realmente o cuidado farmacêutico na Farmácia Clínica. Além disso, chama a discussão para a importância da integração entre todos os profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde para o melhor acompanhamento ao paciente”, explica.

“No município, a Assistência Farmacêutica integra um departamento da secretaria de saúde, o qual possui como equipamentos uma Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e 57 farmácias, distribuídas nas respectivas 57 Unidades de Saúde da Família. A equipe conta com 20 farmacêuticos distribuídos na assistência e nas unidades de referência: 12 ficam alocados nas Unidades de Referência da Atenção Primária (URAPs), quatro deles são também responsáveis pelo atendimento clínico aos pacientes”, esclarece Luana Christina Esteves das Neves, Coordenadora do Programa Medicamento em Casa e vice presidente do Conselho Regional de Farmácia do Acre (CRF-AC).

‘Assistência Farmacêutica na Atenção Básica: novos olhares e perspectivas’ assim foi intitulada a publicação que apresenta um apanhado de resultados sobre a importância da Assistência Farmacêutica e integração da comunicação entre profissionais e gestores. “A atuação do farmacêutico neste trabalho de cuidado é essencial porque na verdade nós somos as últimas pessoas que o paciente tem acesso, na hora que ele vai buscar um medicamento. Se não houver orientação correta sobre o uso do medicamento, horário, período certamente o tratamento não vai ter eficácia necessária. Acaba virando um ciclo porque o paciente volta ao atendimento novamente. O olhar, a presença, orientação e cuidado do farmacêutico é essencial nesse processo de tratamento do paciente”, conclui Fernanda.

O conselheiro federal de Farmácia do Acre, Romeu Neto, que também é servidor da Secretaria Municipal da Saúde considera que o aporte do Ministério da Saúde em conjunto com outros órgão e entidades é positivo tanto para o farmacêutico quanto para o paciente e também o próprio funcionamento dos serviços de saúde da Atenção Básica. “Podemos perceber a melhoria relacionada a capacitação profissional, da interação entre os profissionais e também do fluxo das dinâmicas e demandas do trabalho. Isso é resultado de esforços vindos do Ministério e suas articulações e também de farmacêuticos inteiramente esforçados que continuam exercendo a profissão de forma humanizada, responsável e baseada em evidências”, conclui.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700