Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Anvisa alerta: proteção vacinal não pode ser atestada por testes de Covid-19

Data: 10/06/2021

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu alerta sobre a finalidade dos testes para diagnóstico de Covid-19 disponíveis no mercado. A autarquia de regime especial vinculada ao Ministério da Saúde recomenda que os testes não sejam um parâmetro para atestar o nível de proteção contra o novo Sars-Cov-2 após o recebimento da vacina.

A população brasileira precisa saber que atualmente os produtos registrados no país são capazes apenas de atingir a identificação de pessoas infectadas pelo vírus. A agência reitera veementemente que os testes disponíveis não foram avaliados para verificar o grau de proteção contra a doença e mesmo sendo aplicados para a finalidade correta, os resultados apresentados pelos testes devem ser interpretados por profissionais de saúde.

Para o conselheiro federal de Farmácia pelo Paraná, Gustavo Pires, a população necessita ter mais atenção às orientações da Anvisa. “Já existe o problema da automedicação, do uso indiscriminado de medicamentos sem comprovação científica para tratamento da doença e agora vemos que a Anvisa está informando os cidadãos de maneira clara e oficial. É necessário registrar o posicionamento dos órgãos regulatórios e seguí-los. Ir na contramão do que diz a ciência não irá beneficiar ninguém. Recomendo a todos(a) atenderem o alerta da Anvisa”, conclui.

Leia a notícia da Anvisa na íntegra.

Acesse a Nota Técnica 33/2021.

Fonte: comunicação CFF

 

Fonte: Comunicação CFF com informações da Anvisa

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700