Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

AUDIÊNCIA NA EBSERH

Data: 19/06/2021

CFF discute insalubridade, ampliação de vagas e melhorias na assistência farmacêutica

Na quarta-feira (16), em Brasília, o Sistema Conselhos esteve na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em audiência com os gestores da estatal – o presidente, Gen. Oswaldo Ferreira; o vice-presidente, Gen. Eduardo Vieira e o Coordenador de Estratégia e Inovação, Leandro Ambrósio. A vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr.ª Lenira da Silva Costa, representou a diretoria do órgão, acompanhada do conselheiro federal pelo Ceará, Dr. Egberto Feitosa, e do presidente do CRF-CE, Dr. Josemário Silva, que representou os Conselhos Regionais.

Na ocasião, a representação verificou o trabalho de excelência desenvolvido pelos farmacêuticos nos Hospitais Universitários Federais em todo país e discutiu temas de interesse da categoria. Com foco na melhoria da assistência farmacêutica, a vice-presidente do CFF, Dr.ª Lenira da Silva Costa, abordou o subdimensionado do quadro de farmacêuticos, causa da sobrecarga de trabalho dos empregados públicos, solicitando o redimensionamento de pessoal, com consequente contratação de novos concursados.

A pauta seguiu com a sensibilização da Presidência no sentido de contradizer a mudança da base de cálculo do valor da insalubridade, tema posto pelo conselheiro federal pelo Ceará, Dr. Egberto Feitosa, e acompanhado pela Dr.ª Lenira.

Sobre os assuntos debatidos, o presidente da Ebserh informou que, até dezembro de 2021, a insalubridade não será alvo de alterações e que, em relação ao quantitativo de vagas, há levantamento institucional em curso, para padronização do número de cargos nas unidades da rede, que resultará em maior agilidade no preenchimento dos espaços farmacêuticos existentes.

Na oportunidade, a vice-presidente do CFF ainda expôs outras demandas no contexto dos hospitais universitários, como a necessidade de desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e capacitações com foco específico no profissional farmacêutico, a ampliação das especialidades farmacêuticas em exercício nas unidades federais, além de relatos, transmitidos pelas próprias equipes, de indevida ausência de profissionais habilitados em serviços cuja assistência farmacêutica é indispensável.

Por fim, o presidente do CRF-CE, Dr. Josemário Silva, colocou os Regionais como parceiros para auxiliar nas ações de reestruturação que estão sendo implementadas na estatal, recendo o reforço do CFF, que através da Dr.ª Lenira sugeriu nova audiência para monitoramento do andamento dos pleitos.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas










TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700