Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Santa Casa do Pará e UEPA oferecem 61 vagas de residência em saúde a cada ano

Data: 16/07/2021

 A Fundação Santa Casa do Pará e a Universidade do Estado do Pará (UEPA) são exemplos de pioneirismo na introdução de programas de residência em saúde no Estado, ainda em 1977. Juntas, as instituições mantêm 13 programas de residência credenciados junto ao Ministério da Educação, que já formaram mais de 600 profissionais ao longo de sua história. São 61 vagas ofertadas a cada ano e, em 2021, serão formados 59 especialistas de diversas profissões da saúde, entre as quais, a Farmácia.

O farmacêutico José ngelo Benassuly Alho concluiu a Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher e Criança, em fevereiro de 2021. “Iniciei o programa de residência em março de 2019. Foram 60 horas semanais durante os 24 meses, com direito a 30 dias de férias em cada ano de residência. Cumprimos 80% de carga horária prática e 20% teórica”, explica. O corpo de residentes é composto por quatro farmacêuticos, sendo dois do primeiro ano (R1) e dois do segundo (R2). Todo ano são oferecidas duas vagas para Farmácia.

 

 

Durante o programa, José ngelo Benassuly Alho cumpriu sua carga horária em farmácias do hospital, principalmente naquelas que atendiam neonatologia, pediatria e a maternidade que são o foco do programa. Ele também participou de cursos e capacitações como, curso de Aleitamento Materno e o do Método Canguru. “Entre minhas as minhas atribuições estava assegurar o uso racional de medicamentos para os recém-nascidos, principalmente com prematuridade extrema, e gestantes, principalmente de alto risco”, explica.

O farmacêutico salienta a excelência da formação recebida. “A residência te proporciona a se relacionar e conhecer o papel de cada profissão, a gente foge daquele ciclo só de profissionais da própria categoria. Além disso, nos ensina como funcionam o SUS e a Saúde Materno-Infantil e como está estruturada a rede cegonha. Dentro do ambiente hospitalar, aprendemos a contribuir no cálculo de doses de medicamentos em Neonatologia (principalmente para prematuros) e na Pediatria. Nos casos de gestação de alto risco, é preciso cuidado com os indutores de parto, como omisoprostol, o que reforça a importância da capacitação dos farmacêuticos e da sua inserção na equipe” observa.

 

 

Bruno Carmona, presidente da Santa Casa, destaca que a Fundação Santa Casa de forma alguma poderia se furtar ao papel de contribuir com a formação dos profissionais da saúde dentro do Estado. “Sendo um hospital de ensino, além de atender a população, a instituição tem sim que capacitar, preparar, formar novos profissionais para o futuro para que continuem atendendo nossa população. Neste sentido, a Santa Casa, sempre que possível, absorve maior quantidade de profissionais em formação em novas especialidades, com o avançar das tecnologias e das práticas”, diz o presidente da Santa Casa.

Para o conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Pará e também presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, a Santa Casa desempenha um brilhante trabalho, voltado especialmente à segurança em saúde e proteção ao público Materno Infantil. “É uma satisfação testemunhar a dedicação e o empenho dos farmacêuticos, gestores, docentes, orientadores e estudantes de Farmácia. O aperfeiçoamento e melhoria da qualidade no serviço prestado à sociedade é resultado do esforço diário de cada um desses profissionais tão relevantes para a saúde pública. Parabenizo com imensa felicidade a Universidade do Estado do Pará (UEPA) que apoia a residência multiprofissional da Fundação, a todos os Farmacêuticos os envolvidos neste trabalho, em especial a Farmacêutica, Dra. Cinthia Menezes, tutora dos residentes”, conclui.

Fonte: Comunicação do CFF com informações da Santa Casa

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700