Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

CURSO CUIDADO FARMACÊUTICO

Esse curso é um marco na história do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e faz parte da consolidação da prática clínica, uma das maiores conquistas da categoria farmacêutica. A prática clínica foi regulamentada por meio das resoluções de números 585 e 586, ambas publicadas pelo CFF em 2013.  

Nominado inicialmente como projeto "Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS) – Capacitação em Serviços", o curso foi lançado em agosto de 2017. Idealizado pelo Grupo de Trabalho sobre saúde pública/CFF, o projeto visava, inicialmente, estimular a prática clínica dentro do sistema e, ao mesmo tempo, contribuir para a estruturação dos serviços farmacêuticos dentro das farmácias comunitárias públicas. A experiência deu tão certo que em 2018, foi lançada uma versão do curso voltada ao fomento da prática clínica dentro das farmácias comunitárias privadas -  o curso Cuidado Farmacêutico em Farmácias Comunitárias. 

Na versão destinada ao SUS, já foram 2.259 alunos inscritos, de 366 cidades das 5 regiões do país. No curso voltado à capacitação de farmacêuticos de farmácias comunitárias foram 3.121 alunos inscritos, de 145 cidades, também das 5 regiões do país.

Em 2020, por conta da pandemia, não foram abertas turmas. Mas alguns polos tiveram seus programas concluídos por meio de aulas online, ao vivo. Também foi garantida a tutoria para sanar dúvidas e orientar a prática dos conhecimentos adquiridos, que, durante todo o período de oferta do curso, resultou em 6.092 atendimentos farmacêuticos.

Para o ano de 2021, o CFF projeta oferecer novas turmas.
 

 








TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700