Submissão de Trabalho

1. INSCRIÇÕES DOS TRABALHOS


As inscrições dos trabalhos poderão ser efetuadas no período compreendido entre 27 de julho a 25 de agosto, por intermédio do site eletrônico www.cff.org.br/enefc2016.


Pelo menos um dos autores do trabalho deve ser docente ou preceptor e estar inscrito no evento.


Clique nos botões abaixo para envio do seu relato de experiência e/ou resultado de pesquisa:



Relato de Experiência
Resultado de Pesquisa

2. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS


Os trabalhos submetidos e aprovados serão publicados nos anais do evento; “NÃO HAVERÁ APRESENTAÇÃO DE BANNER”.


2.1 Modalidades

Os trabalhos deverão ser enquadrados nas categorias de relato de experiência didática na área clínica ou resultados de pesquisa científica relacionada ao ensino farmacêutico, na área clínica.


Destaque-se que, para cada categoria, haverá um formato próprio (formulário eletrônico especifico), conforme as orientações a seguir. Contudo, em ambas as categorias NÃO podem constar no título nem no corpo do trabalho os nomes de instituições, hospitais, cidades e estados, para que a avaliação possa ocorrer de forma cega.


2.2 Formatos


2.2.1 Relato de experiência didática na área clínica, desenvolvida em instituições públicas ou privadas. Podem ser incluídas nesta categoria experiências que envolvam disciplinas de graduação ou de pós-graduação (residência, especialização, mestrado e doutorado), programas de formação (como Pet-saúde, Pró-saúde), módulos ou cursos, bem como módulos ou cursos para a formação continuada ou permanente, educação interprofissional, entre outros.

Esse relato de experiência será inserido no sistema, por meio de um formulário disponível no site www.cff.org.br/enefc2016, a partir da seleção da opção “Relato de experiência didática na área clínica”. As etapas e conteúdos da submissão são:


  1. Informações sobre os autores (nome completo, instituição de afiliação, contato telefônico, e-mail, cidade, estado e atuação profissional). Inserí-las na sequência de autoria. Serão aceitos até 5 autores por relato;
  2. Título, com até 150 caracteres, com espaço. Nomes de instituições, hospitais, cidades e estados não podem constar no título nem no corpo do trabalho, para que a avaliação possa ocorrer de forma cega;
  3. Tipo de instituição de ensino (pública ou privada);
  4. Nome da instituição de ensino;
  5. Nome da unidade curricular/disciplina/módulo/curso de capacitação (máximo de 100 caracteres). Nome da unidade curricular, também conhecida como disciplina, não se refere ao lugar em que esta é ministrada;
  6. Modalidade em que ocorre a experiência (graduação, Pet-saúde, Pró-saúde, especialização, residência, pós-graduação stricto senso, formação continuada ou permanente, educação interprofissional, entre outros);
  7. Número de estudantes ou profissionais que cursam a unidade curricular/disciplina/módulo/curso de capacitação, por semestre;
  8. Ementa da unidade curricular/disciplina/módulo/curso de capacitação. Ementa é uma descrição discursiva que resume o conteúdo conceitual ou conceitual e procedimental de uma unidade curricular ou disciplina. Os tópicos essenciais da matéria são apresentados sob a forma de frases nominais, ou seja, frases sem verbo. A redação é contínua, com separação por vírgulas ou ponto e vírgulas;
  9. Lugar/cenário de prática (laboratório de habilidades, laboratório de simulações, unidade básica de saúde ou unidade de saúde da família, farmácia universitária, clínica-escola, hospital, hospital universitário, farmácia, clínica, praça ou outro lugar da comunidade, domicílio do paciente ou outro). Marcar todas as opções que se aplicarem;
  10. Carga horária prática (semestral), em horas. Uma disciplina com aulas somente em sala de aula não deve registrar carga horária prática. O registro de carga horária das aulas deve ser feito no campo carga horária teórica ou teórico-prática;
  11. Carga horária teórica ou teórico-prática (semestral), em horas;
  12. Carga horária total (semestral), em horas;
  13. Competências pretendidas (máximo de 300 caracteres, com espaço). Considere para a descrição deste item o conceito de competência “mobilização de diferentes recursos para solucionar, com pertinência e sucesso, problemas da prática profissional, em diferentes contextos. Esses recursos ou atributos são as capacidades cognitivas, atitudinais e psicomotoras mobilizadas, de modo integrado, para a realização de ações profissionais.”
  14. Estratégias de ensino/aprendizagem [leitura de textos e outras fontes referenciais, casos clínicos, filmes, imagens, simulação em role-plaing, simulação realística, prática na comunidade (prática integrada ensino-serviço-comunidade, estágio curricular ou internato rural), outro];
  15. Relato (descreva o relato da condução da disciplina/módulo/curso de capacitação, aspectos positivos, desafios e perspectivas). Não repetir informações previamente preenchidas.

2.2.2 Resultado de pesquisa científica relacionada ao ensino farmacêutico, na área clínica que envolva a sistematização dos resultados como, por exemplo, apresentando medidas de impacto. O resumo do trabalho deverá ser inserido no sistema, por meio de um formulário disponível no site www.cff.org.br/enefc2016, a partir da seleção da opção “Resultado de pesquisa científica relacionada ao ensino farmacêutico, na área clínica”. As etapas e conteúdos da submissão serão:


  1. Título, com até 150 caracteres, com espaço. Nomes de instituições, hospitais, cidades e estados não podem constar no título nem no corpo do trabalho, para que a avaliação possa ocorrer de forma cega.
  2. Informações sobre os autores (nome completo, instituição de afiliação, contato telefônico, e-mail, cidade, estado e atuação profissional). Inserí-las na sequência de autoria. Serão aceitos até 5 autores por relato. Identificar o autor principal;
  3. O resumo estruturado, com até 1400 caracteres, com espaço, com os seguintes tópicos: INTRODUÇÃO: texto. OBJETIVOS: texto. MÉTODOS: texto (mencionar o protocolo de aprovação no comitê de ética, se houver envolvimento de seres humanos). RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS: texto. FINANCIAMENTO E AGRADECIMENTO (se houver): texto. DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES: [caso não haja, usar a expressão “Declaro (amos) não haver conflito de interesse”];
  4. Até três palavras-chave.

2.3 Orientações complementares


O texto deverá ser objetivo e conciso; oferecer informações essenciais e compreensíveis em seus diferentes tópicos; ser redigido sem erros ortográficos; e apresentar-se de forma contínua e sem parágrafos. As abreviaturas e siglas deverão ser nominadas na primeira vez em que forem utilizadas. As sentenças não devem ser iniciadas com numerais. Este será automaticamente formatado pelo editor disponível no formulário de inscrição dos trabalhos.


O trabalho deve ser escrito em português ou inglês.


Após o envio do trabalho, não serão permitidas inserções ou trocas de nomes de autores, coautores ou instituições, e nem alteração do texto. Os autores devem ter ATENÇÃO máxima às normas de revisão ortográfica completa. Não serão aceitos trabalhos com erros ortográficos graves e imprecisões de linguagem. Serão aceitos até 5 autores por trabalho.


Os trabalhos serão aceitos ou recusados, não havendo retorno ao autor para correção ou espaço para interposição de recurso.


Cada inscrição no Congresso dará direito à apresentação de, no máximo, 02 (dois) trabalhos como autor principal. Não há limites para o número de trabalhos como coautores.


Caso haja contato com o autor, este será feito por e-mail. Portanto, os participantes deverão certificar-se de que seus e-mails estão corretos.


Após efetuar a inscrição do trabalho, o autor receberá, via e-mail, a confirmação de sua efetivação.


Será publicada, na página do II ENEFC (www.cff.org.br/enefc2016), a cada segunda-feira, enquanto durar o período de inscrições, uma lista contendo os nomes dos trabalhos inscritos. Portanto, os autores deverão se responsabilizar pela verificação da lista, semanalmente. Caso o nome do trabalho não esteja na lista, entre em contato pelo e-mail: educadoresclinicos@cff.org.br.



Não serão aceitos:


  1. Trabalhos enviados por quaisquer outras vias que não a estabelecida no item 1 deste regulamento;
  2. Trabalhos que não tratem, especificamente, do tema do evento;
  3. Projetos de pesquisa;
  4. Trabalhos incompletos;
  5. Trabalhos que não obtiverem pontuação mínima de 70 pontos;
  6. Pesquisas com seres humanos, sem a devida indicação do número de aprovação no comitê de ética em pesquisa.


3. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS


Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do evento, por seus: cumprimento das normas (motivo de desclassificação); originalidade e relevância do tema; aplicabilidade do conhecimento gerado; clareza, concisão e correção do texto; adequação dos procedimentos metodológicos aos objetivos; coerência entre resultados e considerações finais.


Os avaliadores não terão acesso aos nomes dos autores e das instituições de origem do trabalho, de forma a tornar o processo de avaliação transparente, idôneo e justo. Assim, nomes de instituições, hospitais, cidades e estados não podem constar no título nem no corpo do trabalho.


A nota final obedecerá a um ranking que vai de 50 a 100 pontos. Serão publicado nos anais do II ENEFC os trabalhos que obtiverem nota igual ou superior a 70 pontos.


Aos três primeiros colocados de cada categoria serão outorgadas menções honrosas.



4. CONCESSÃO DAS MENÇÕES HONROSAS


As menções honrosas serão concedidas na cerimônia de encerramento do evento.